Skip to main content

O poço artesiano traz diversos benefícios para o local em que é instalado, principalmente a qualidade da água. Entretanto, isso não significa que, assim que perfurado, a água já estará apto para consumo. Afinal, é normal que algumas impurezas estejam presentes naquele espaço e elas precisam ser eliminadas.

É possível que a água esteja amarelada, com cheiro forte ou com aspectos nada agradáveis. Então, é preciso encontrar formas de corrigir o problema antes de validar a água como potável. Em muitos casos, o uso adequado do filtro para poço artesiano pode resolver muitas dessas alterações.

Vale ressaltar a importância de ter por trás do projeto de perfuração uma empresa capaz de avaliar e resolver qualquer problema em relação à qualidade do líquido. A AVS oferece serviços de controle da água para garantir a sua potabilidade.

Agora, é o momento de entender como escolher o filtro e como ele pode ajudar a solucionar alguns casos e deixar a água própria para consumo.

Navegue e conheça mais detalhes sobre o filtro para poço artesiano

Quais os problemas o filtro ajuda a solucionar?

O aparecimento de algumas substâncias como o ferro, o manganês e a areia é bem comum nos poços artesianos, mas isso não significa que o tratamento deve ser deixado de lado. A água salgada, também conhecida como salobra, é outra alteração que pode ser encontrada após a perfuração do poço. Elas podem ser percebidas através da coloração, do sabor e do cheiro.

Outros problemas, como os metais, são identificados apenas através da análise físico-química da água.

O que todas essas imperfeições têm em comum é a forma do tratamento. Elas podem ser resolvidas através da aplicação do filtro para poço artesiano. Com isso, já é possível observar a melhora da qualidade da água e torná-la potável.

Vale ressaltar a importância da empresa responsável pelo projeto, já que ela indicará se o equipamento é o suficiente para resolver determinados problemas. Dessa forma, evita um custo desnecessário. Além disso, é interessante encontrar uma companhia que já ofereça o serviço de controle de qualidade da água. Assim, com todos os testes realizados e anomalias resolvidas, o líquido está potável e apto para consumo.

Como saber se é necessário o uso do filtro para poço artesiano?

Nem todos os problemas existentes na água do poço artesiano são identificados de forma fácil. Por isso, as análises laboratoriais são fundamentais para indicar o que realmente está presente naquele local. Após esse diagnóstico é possível definir quais são as melhores soluções.

O filtro para poço artesiano é, sim, um dos materiais capazes de resolver diferentes problemas, como citamos no tópico anterior. Entretanto, é preciso ter certeza da necessidade da instalação. Afinal, nem todas as anomalias são resolvidas apenas com ele. Como o pH da água, que precisa muito mais do que o filtro para regular.

Então, para saber a necessidade do uso, é fundamental a contratação de uma empresa que saiba como identificar esses problemas através da análise físico-química. Outro ponto importante é que ela constatará o melhor tratamento para tornar aquela água potável

Como escolher o filtro?

Para começar, é importante saber que é possível encontrar filtros com durabilidade superior aos dois anos de uso. Eles são produzidos em fibra ou em aço inoxidável.

Embora não seja um processo de alta complexidade, a instalação do filtro para poço artesiano deve ser conduzida por um especialista. Afinal, ele poderá indicar o modelo mais adequado, entre os diversos disponíveis, ao considerar as características do poço.

Também é preciso conhecer a capacidade de vazão do poço. Geralmente, a empresa responsável pela perfuração já possui essa informação, mas, caso não tenha, é necessário a realização do teste de vazão. O modelo de filtro mais indicado para solucionar o problema pode ser identificado através dele.

Vale ressaltar que as vazões suportadas pelos filtros são de 1 m³/h a 20 m³/h e com uma pressão de até 10 kgf/cm². Entretanto, caso seja superior, é preciso utilizar os materiais em paralelo.

Quer entender melhor sobre o assunto? Confira o conteúdo completo que preparamos para você sobre o teste de vazão.

Outro ponto essencial é constatar o tipo de anomalia existente na água através da análise físico-química. Como já mencionado antes, ela detecta corretamente qualquer alteração no líquido, principalmente aquelas que não são perceptíveis através da coloração, do sabor ou do cheiro.

Agora, é fundamental o uso do cloro para completar o processo de purificação da água, mesmo com a instalação do filtro para poço artesiano. Entenda mais sobre isso no próximo tópico!

O uso do cloro é fundamental

Muitas pessoas não gostam da adição do cloro na água, principalmente quando é direcionado para consumo humano. Isso acontece pela preocupação com o gosto e o cheiro forte que ele pode apresentar, além do medo de prejudicar a saúde. Entretanto, quando aplicado da forma correta, não há nenhum problema, muito pelo contrário, o produto se torna um aliado para deixar a água potável.

Mas é preciso cuidado, já que não deve ser inserido em excesso. Na realidade, apenas 0,5 ppm de cloro é suficiente para manter a proteção. Assim, não se percebe qualquer alteração no sabor ou no cheiro.

Esse processo é considerado barato e seguro, além de ser um aliado do filtro para poço artesiano. Afinal, ele separa todas as impurezas presentes na água e as direciona para o fundo do equipamento.

O filtro para poço artesiano é fundamental para retirar as impurezas da água e torná-la potável

Agora você já conhece a importância do filtro e como ele pode resolver os problemas que deixam a água do poço artesiano imprópria para o consumo. Eles ajudam a solucionar as alterações no líquido que são perceptíveis no sabor, na coloração e no cheiro, além de outras anomalias que só são identificadas após a análise físico-química da água.

Como falamos acima, é essencial que você contrate uma empresa capaz de realizar o projeto completo, inclusive com a água já potável. Para isso, você pode contar com as soluções em poços artesianos da AVS. Conheça nosso portfólio de serviços para perfuração e controle de qualidade da água. Afinal, nós somos uma companhia responsável, experiente e eficiente.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre o filtro para poço artesiano

Quais os problemas ele ajuda a solucionar?

Algumas substâncias como o ferro, o manganês e a areia podem ser encontradas nos poços artesianos. A água salgada, também conhecida como salobra, é outra alteração que, muitas vezes, é detectada após a perfuração do poço. Elas são percebidas através da coloração, sabor e cheiro. Outros problemas, como os metais, são identificados apenas através da análise físico-química da água. Todas essas imperfeições podem ser tratadas através do filtro.

Como saber se é necessário o uso do filtro para poço artesiano?

Nem todos os problemas existentes na água do poço artesiano são detectados de forma fácil. Por isso, as análises laboratoriais são importantes para indicar o que realmente está presente naquele local. Após esse diagnóstico será possível identificar as melhores alternativas para solucionar o caso.

Então, para saber a necessidade de utilizar um filtro, é preciso a contratação de uma empresa que saiba como constatar esses problemas através da análise físico-química.

Como escolher o filtro?

Dois pontos são fundamentais: identificar qual é o problema do poço artesiano e qual a capacidade de vazão dele. Através dessas características, é possível escolher o melhor modelo de filtro.