Skip to main content

A perfuração do poço artesiano é uma decisão importante para ter uma fonte confiável de água, além de evitar possíveis problemas no abastecimento de grandes indústrias, hotéis e condomínios. Para que tudo ocorra dentro do esperado, é fundamental pensar em todas as etapas com muita cautela.

E um dos principais cuidados para um funcionamento correto está ligado a escolha da bomba que será instalada no poço artesiano. A mais indicada é a bomba de água submersa, ou seja, que funciona apenas dentro d’água, no fundo do poço.

Ela tem capacidade de extrair água de poços profundos com diferentes diâmetros. Entretanto, é importante que não haja nenhum tipo de resíduo. Ou seja, o poço artesiano precisa estar limpo para que a bomba submersa funcione corretamente.

Agora, é o momento de entender melhor sobre a escolha da bomba de água submersa e como ela opera. Então, confira todos os detalhes que separamos.

Navegue e conheça mais sobre a bomba de água submersa e seu funcionamento

O que é uma bomba de água submersa?

A bomba de água submersa, que também é conhecida como bomba caneta devido ao seu formato, é responsável pela extração de águas de qualidade de grandes profundidades que serão direcionadas para a superfície. E mesmo com vários modelos disponíveis, o objetivo de todos é semelhante.

Apesar disso, a escolha do modelo é fundamental para o funcionamento eficiente do poço. Dessa forma, a bomba alcançará a profundidade e a sua potência correta.

Outro ponto importante está relacionado à vazão, ou seja, a capacidade que aquele poço tem de extrair água. Não existe uma regra de qual é o nível ideal, já que tudo é baseado no objetivo do poço artesiano. Entretanto, o modelo da bomba de água submersa pode influenciar na potência da extração.

Portanto, não é apenas escolher um modelo qualquer, mas, sim, conhecer detalhes fundamentais do poço artesiano, como a profundidade, o diâmetro e a vazão de água.

Como funciona uma bomba de água submersa?

A bomba de água submersa é capaz de puxar água de poços artesianos com diâmetros mais limitados. Então, é preciso atenção na escolha do equipamento para que ele encaixe perfeitamente no espaço que foi perfurado. Dessa forma, evita qualquer dano no momento da instalação e um funcionamento abaixo do esperado.

Assim que a bomba submersa é inserida no poço artesiano, ela se conecta com a tubulação para que a operação correta se inicie. É importante lembrar que é necessário o uso de energia elétrica. Por isso, atenção em relação à voltagem do local de perfuração.

É importante ressaltar o cuidado na escolha da bomba, já que cada modelo possui características específicas. Por isso, não se deve ignorar as indicações de uso.

abastecimento de agua

Características importantes na escolha da bomba submersa

Algumas características podem ser decisivas na hora de escolher a melhor bomba de água submersa: potência do equipamento, material utilizado, tensão elétrica e situação do poço. Confira alguns detalhes sobre elas a seguir.

Potência do equipamento

Antes de escolher a potência do equipamento, é muito importante conhecer a capacidade de vazão do poço artesiano. Quanto maior for esse poder, melhor será a performance da bomba submersa. Ou seja, o volume de vazão deve ser combinada à potência do equipamento.

Material do equipamento

Ao decidir pela bomba de água submersa que será instalada é previsível que a troca do produto por um novo não será nada rápida. De fato, o objetivo é realmente esse. Porém, o material do equipamento junto ao bom uso dele está totalmente ligado à durabilidade do produto. Por isso, é necessário cuidado na escolha.

Vale lembrar que a bomba é submersa, então, os componentes precisam ter uma ótima resistência à água.

Tensão elétrica

Como em qualquer outro equipamento que necessita de energia elétrica, é muito importante o cuidado em relação à voltagem do produto. Muitas cidades apresentam tensões elétricas diferentes e, caso o produto não esteja conectado corretamente, ele pode ser danificado e até queimado. Esse cuidado também vale para a bomba de água submersa. Afinal, muitos modelos precisam de energia elétrica para o seu funcionamento.

Água limpa ou com impurezas

Antes da escolha da bomba ideal, é preciso saber exatamente se ela terá que lidar com impurezas comuns de um poço, como a areia e outros materiais abrasivos.

Como já citado acima, a bomba submersa é ideal para águas limpas e deve ser instalada sem nenhum tipo de resíduo. Entretanto, caso o poço artesiano tenha alguma impureza, é preciso optar por um modelo que se adeque a essa necessidade.

Quais os principais cuidados com a bomba submersa?

Alguns cuidados com a bomba de água submersa são fundamentais para que ela funcione da forma correta e que seu material não seja danificado. Então, como falamos mais acima, ela só deve ser usada quando coberta totalmente por água, assim como o seu nome mesmo indica.

Além disso, o funcionamento correto acontece apenas se não existir nenhum tipo de resíduo no poço artesiano. Caso isso não seja possível, opte por um modelo que atenda a essa característica.

A mesma atenção vale para a limpeza periódica do poço, que ajuda na durabilidade da bomba submersa.

É importante ressaltar que todas as etapas para a instalação do equipamento, inclusive a escolha pelo melhor modelo, devem ser realizadas por profissionais capacitados.

Quer saber mais sobre a bomba de água submersa para o seu poço artesiano? A AVS tem a solução ideal para você!

Agora você já sabe como funciona uma bomba de água submersa e como ela é fundamental para a extração da água dos poços artesianos profundos. Dessa forma, fica garantida água de qualidade que será direcionada para o abastecimento de indústrias, áreas rurais ou qualquer outra propriedade.

Além disso, mostramos a importância de escolher o modelo de bomba submersa adequado às características do poço. Vale ressaltar que essa etapa não é apenas um detalhe, já que influencia totalmente no funcionamento correto para extração eficiente da água.

Como já falado mais acima, para a perfuração do poço artesiano e a instalação da bomba de água submersa, é necessário uma equipe qualificada para a realização de todos os processos necessários. Para isso, você pode contar com a AVS. São mais de 10 anos de experiência no mercado e diversos clientes atendidos.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre a bomba de água submersa

O que é uma bomba de água submersa?

A bomba submersa é um equipamento capaz de extrair água de poços artesianos com grande vazão, mesmo em diâmetros mais limitados. É preciso atenção na escolha do equipamento para que ele encaixe perfeitamente no diâmetro que foi perfurado. E assim que inserida, ela se conecta com a tubulação para que a operação correta se inicie.

Quais os cuidados com a bomba submersa?

A bomba de água submersa deve ser usada quando coberta totalmente por água; sem nenhum tipo de resíduo no poço artesiano, caso isso não seja possível, é necessário optar por um modelo que atenda a essa característica; limpeza periódica do poço para durabilidade do equipamento; e para a realização de todas as etapas é preciso profissionais qualificados.