Skip to main content

É comum que, ao passar do tempo, o poço artesiano apresente alterações que influenciam no abastecimento de água, como a redução na sua vazão, por exemplo. Entretanto, para isso ocorrer, alguns fatores podem ter influenciado.

Agora, será que é possível recuperar um poço artesiano? É sim! Ele pode retomar ao seu pleno funcionamento. Entretanto, uma análise cuidadosa deve ser realizada para identificar o problema e quais as soluções mais indicadas. Para isso, é fundamental contar com uma empresa especializada que consiga levantar todos os pontos necessários, assim como as soluções inteligentes da AVS.

Se você quer saber detalhes sobre a recuperação de um poço artesiano, acompanhe este conteúdo completo no qual separamos as principais informações sobre o assunto.

Navegue e saiba mais sobre como recuperar poço artesiano

Quais os principais sinais de que o poço está com problemas?

É muito importante ter atenção aos sinais que indiquem a necessidade de recuperar poço artesiano. Para isso, o proprietário deve acompanhar qualquer mudança, seja ela repentina ou não, em relação à água. Os dois indícios mais comuns são: queda na qualidade da água e redução no abastecimento. Confira mais detalhes sobre eles!

Redução na qualidade da água

Ao realizar a perfuração de um poço artesiano, uma das principais conquistas do proprietário é a qualidade elevada da água proporcionada por ele. Então, a partir do momento que esse benefício se reduz, significa que há um problema.

Por isso, fique atento ao sabor, tonalidade, cheiro e limpeza da água. Caso, por exemplo, seja identificado algum tipo de partícula ou a cor esteja diferente do normal, é sinal de alerta para um possível problema no poço artesiano. Uma empresa especializada, como a AVS Poços, poderá fazer uma análise físico-química da água, descobrir exatamente quais alterações estão ocorrendo e, dessa forma, propor a melhor solução ao caso.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Confira o conteúdo completo sobre o controle de qualidade da água.

Abastecimento enfraquecido

Outro benefício que o poço artesiano oferece ao local em que foi perfurado é a redução de problemas com abastecimento, um dos principais motivos que levam proprietários de hotéis e fazendas com plantações, por exemplo, optarem pela instalação.

Portanto, caso seja identificado um problema no fornecimento de água, significa que algo está errado com a vazão do poço artesiano. Ou seja, a captação da água não tem a mesma potência de quando a perfuração foi realizada.

As causas mais comuns dos problemas no poço artesiano

Recuperar poço artesiano pode ser evitado em alguns casos. Afinal, algumas práticas podem fazer com que ele dure muito mais tempo. Por isso, separamos as causas mais comuns que geram os principais problemas, para entender quais poderiam ser solucionados de forma mais simples. Confira!

Falta de manutenção periódica

A falta de limpeza e manutenção periódicas são as causas mais comuns de problemas no poço artesiano. Por isso, é preciso que elas sejam realizadas, no mínimo, a cada dois anos. Dessa forma, evita-se que materiais abrasivos, como areia, entrem no bombeador, e danifiquem seus rotores, reduzindo o abastecimento. Além disso, o excesso de material abrasivo também causa o assoreamento do poço, diminuindo naturalmente a vazão do poço por aumento de material sólido.

Falha no bombeamento

A bomba instalada no poço artesiano pode apresentar alguns problemas, como o desgaste natural ou o entupimento por material sólido. Nesse último caso, a falta de manutenção pode ser a responsável pela obstrução. Afinal, ela consegue retirar qualquer sujeira que seja capaz de impedir o funcionamento do equipamento.

Materiais caídos dentro do poço artesiano

Alguns materiais podem cair dentro do poço artesiano e causar problemas que refletem negativamente no abastecimento de água. Como, por exemplo, uma parte do revestimento da estrutura que esteja apodrecida. Assim, uma brecha pode ocorrer e permitir que impurezas entrem no local e possivelmente causem danos no sistema de bombeamento.

Além disso, é preciso ter atenção aos equipamentos, como bombas e tubulações. Afinal, partes deles também podem cair e impedir o fluxo de água. Principalmente no caso de tubulações muito antigas ou abandonadas, que estão sujeitas a colapsarem no poço e necessitarem de complicadas manobras de pesca do equipamento.

Esses são alguns dos principais motivos para a necessidade de recuperar poço artesiano. Entretanto, outras causas são possíveis e somente uma empresa especializada conseguirá identificar o problema.

Como recuperar poço artesiano?

Assim que os primeiros sinais são percebidos, o proprietário deve solicitar uma análise detalhada para a identificação correta do problema. É importante lembrar que o diagnóstico é realizado apenas por profissionais experientes. A partir da visita, a empresa contratada definirá qual será o melhor método de recuperação. Confira os principais deles:

  • Resgate dos materiais caídos – quando peças dos equipamentos despencam dentro do poço artesiano, a empresa especializada utiliza de instrumentos para uma espécie de pescaria para a retirada deles. Dessa forma, a desobstrução é realizada.
  • Troca do sistema de bombeamento – caso seja detectado algum tipo de avaria no equipamento ou desgaste natural do tempo, é necessária a substituição dos instrumentos instalados ou reparo em assistência técnica.
  • Acrescentar revestimento – necessário quando ocorre apodrecimento ou uma espécie de desmoronamento de parte do revestimento. Assim, qualquer abertura existente será resolvida.
  • Uso de tratamentos químicos – utilizado caso seja identificado algum tipo de contaminação no poço artesiano, como por ferro, por exemplo.
  • Aprofundamento – solução recomendável quando há problema na vazão do poço artesiano. O objetivo é encontrar novas fraturas de água no subsolo.

Essas são algumas das soluções para recuperar poço artesiano. Entretanto, muitos outros podem ser explorados pela empresa contratada.

É, sim, possível recuperar poço artesiano através de uma avaliação detalhada realizada apenas por uma empresa especializada

Agora, você já sabe que é possível a recuperação de um poço artesiano e que cada problema, ao ser identificado, é resolvido a partir de diferentes soluções.

Por isso, é importante que o proprietário, assim que notar qualquer diferença na qualidade da água ou no nível de abastecimento, procurar uma empresa especializada. Dessa forma, o problema será identificado e a solução colocada em prática.

Se você está com qualquer complicação no seu poço artesiano, saiba que pode contar com as soluções inteligentes e completas da AVS. Com anos de experiência no mercado, entregamos o poço artesiano em pleno funcionamento.

Converse com um consultor da AVS

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre como recuperar poço artesiano

Quais os principais sinais de que o poço artesiano está com problemas?

O proprietário deve acompanhar qualquer mudança, seja ela repentina ou não, em relação à água. Os dois indícios mais comuns são: queda na qualidade da água e redução no abastecimento.

Quais são as causas mais comuns dos problemas no poço artesiano?

As causas mais comuns e que geram problemas no poço artesiano são: falta de manutenção e limpeza, falha no bombeamento, materiais caídos dentro do poço artesiano e desmoronamento de alguma parte do revestimento.

Como recuperar poço artesiano?

Primeiro, o proprietário deve acionar uma empresa especializada, assim como a AVS, para que seja feita uma análise detalhada do problema. Em seguida, será determinado qual a melhor solução. Algumas delas são: resgate dos materiais caídos, troca do sistema de bombeamento, acrescentar revestimento, uso de tratamentos químicos, aprofundamento do poço artesiano, limpeza do filtro, desobstrução dos equipamentos instalados e mudança no regime de funcionamento.