Skip to main content

Você sabe quais são os benefícios de um poço artesiano?

 

Os poços artesianos oferecem diversos benefícios aos seus proprietários. Seja qual for sua necessidade, certamente um poço pode agregar valor e vantagens a sua atividade. Neste artigo vamos conhecer algumas dessas vantagens. Vamos lá?

Beneficios dos pocos artesianos

1 – Autosuficiência de água

 

A autosuficiência de água certamente é o benefício mais evidente e mais central quando se fala em poço artesiano. Para indústrias, comércios e produtores rurais a água é parte central da operação e ter água sem depender de terceiros é defintivamente uma vantagem. Um poço artesiano bem construído tem uma durabilidade excelente e é capaz de fornecer água de boa qualidade por muitos anos, sem depender de concessionárias ou empresas de caminhão pipa.

2 – Água de baixo custo

 

Após o investimento inicial, um poço artesiano se paga rapidamente pela economia gerada no custo da água. Utilizando como base a última tabela de tarifas da SABESP, de 11/05/2019, temos que o valor do m³ para comércios e indústrias que consumam acima de 50m³/mês é de R$ 20,42. Se fizermos os cálculos para uma empresa que consuma 100m³/mês de água, veremos que a construção de um poço artesiano custará menos de 2 anos de conta de água.

3- Confiabilidade

 

As águas subterrâneas são fontes confiáveis de água. Quando bem geridos, os poços artesianos podem passar décadas explorando água de boa qualidade e em boa quantidade. A boa gestão de um poço passa por técnicas construtivas de acordo com as normas vigentes, emprego de materiais corretos, manutenção preventiva periódica, isolamento da área do poço, proteção do seu perímetro e acompanhamento da qualidade da água de forma periódica. Seguindo esses passos, seu poço nunca lhe deixará na mão.

4- Versatilidade

 

Um poço artesiano pode fornecer mais água do que o necessário e permite dessa forma a utilização dessa água de forma diversa que inicialmente pensado. Por exemplo, uma indústria pode construir um poço que possibilite uma futura ampliação de sua planta ou uma antiga área de cultivo seja transformada em uma planta industrial.

5- Valorização da área

 

Um poço artesiano valoriza automaticamente a propriedade na qual ele está instalado. Justamente por ser uma garantia de fornecimento de água contínuo, de baixo custo e confiável, uma propriedade que possua um poço artesiano construído tem seu preço de revenda elevado.

6- Alta probabilidade de encontrar água

 

Apesar da atividade de perfuração de poços artesianos ser considerada uma sondagem, no Estado de São Paulo a probabilidade de se encontrar água é muito grande. O Estado de São Paulo possui boa parte de seu território nas áreas do Sistema Aquífero Guarani (SAG) e outros aquíferos confinados em rochas. Em geral, as águas subterrâneas do Estado de São Paulo são de fácil exploração e não se encontram em grande profundidade.