Skip to main content

Sua empresa tem gastos altos com o abastecimento de água? Isso pode estar acontecendo pelo acúmulo de práticas ruins e um consumo excessivo do recurso.

Neste texto, vamos te contar algumas dicas de como você pode reduzir esse custo e algumas ações saudáveis que você pode tomar para evitar o desperdício.

Navegue e veja como melhorar o abastecimento de água da sua empresa

Por que diminuir o consumo de água?

 

O Brasil tem uma enorme capacidade hídrica, porém isso não exclui o risco de crises de abastecimento de água, fato recorrente em muitas regiões do país. Do outro lado, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, as indústrias representam quase 20% do consumo de água no mundo.

No ano de 2021, o território nacional enfrentou uma crise hídrica, trazendo impactos negativos para a economia. O setor das indústrias sofreu muito com esse período, já que, com o cenário negativo, o valor da energia também se tornou caro, aumentando o custo de produção.

Por conta disso, é importante pensar e colocar em práticas maneiras mais sustentáveis da sua utilização, reduzindo os impactos ambientais, e, consequentemente, melhorando a saúde financeira das empresas.

Porém, essas mudanças precisam alcançar um nível de conscientização sobre o uso da água. Por exemplo: se os processos dentro da indústria funcionam, mas causam o desperdício deste recurso, a empresa lucra menos do que poderia, já que o gasto com o abastecimento se torna maior.

Quais são os impactos de uma crise hídrica na economia?

 

Os primeiros impactos de uma crise hídrica podem ser percebidos no setor de energia elétrica, já que a nossa principal matriz energética, no Brasil, são as hidrelétricas. Com os reservatórios em níveis baixos, as hidrelétricas são substituídas pelas termelétricas, que possuem um custo maior.

Além disso, outro ponto que se evidencia com a crise é a contaminação dos reservatórios de água e a má conservação dos mananciais.

No Brasil, os setores de agricultura e agropecuária são protagonistas no consumo desse recurso, com a sua escassez, essas atividades perdem a sua produtividade. As safras de grãos e frutas são as mais prejudicadas e, com uma oferta restrita de alimentos, as commodities agrícolas ficam muito caras.

Como diminuir o consumo e os gastos com abastecimento de água da minha empresa?

 

Pensando neste cenário, separamos algumas dicas que podem contribuir para a diminuição do consumo de água da sua empresa e, além disso, maneiras para você reduzir os custos de abastecimento.

Confira a seguir:

Verifique se existem vazamentos

Começando pelas dicas mais simples, verificar se existem vazamentos de água nas dependências da sua empresa pode gerar uma economia de dinheiro ao longo do tempo. Para manter esse controle, você pode criar incentivos para os funcionários procurarem fontes de vazamento e desperdício durante o período de manutenções.

Em relação à estrutura, o ideal é criar um isolamento para os canos de água, evitando seu rompimento. Além disso, é importante que os tubos e o maquinário sejam controlados por profissionais qualificados para garantir o seu bom funcionamento.

Reduza o uso da água

Uma das primeiras ações que você deve realizar é checar as suas contas de água para saber qual é o seu custo total neste período de tempo.  Com isso, você pode monitorar o consumo de água de seus colaboradores e de seus equipamentos, focado em buscar estratégias para diminuir esse uso.

Invista em tecnologias que gerem uma economia deste recurso, já que, mesmo com um custo alto no começo, elas podem trazer impactos positivos para o seu orçamento em um longo prazo. Por exemplo, você pode instalar um medidor de água para prever qual será o seu gasto futuro, possibilitando ações para intervir caso algo fuja do planejado.

Você também pode utilizar outros dispositivos, como torneiras inteligentes, que têm a capacidade de economizar água e energia.

Uma boa prática é estabelecer metas de redução, por exemplo: no mês de janeiro não podemos gastar mais do que foi consumido em dezembro. Essa conduta ajuda a motivar os profissionais, ainda mais se for oferecida uma bonificação, e a mensurar o quanto sua empresa está reduzindo.

Utilize fontes alternativas de água

Não se limite apenas aos meios tradicionais de abastecimento de água, experimente novas formas, como a captação por meio da chuva e de poços subterrâneos.

No primeiro caso, existem tecnologias acessíveis que são capazes de captar o líquido proveniente das chuvas para o uso em limpezas, descargas, irrigações e em outros serviços, mas também, se necessário, tratá-la para o consumo. A implantação destes mecanismos não costuma ser simples, já que ela envolve planejamento e, até mesmo, mudanças na estrutura da empresa.

Em relação à segunda opção, os poços artesianos são uma opção econômica, capaz de reduzir no mínimo 50% dos gastos em relação aos meios tradicionais de abastecimento. Além disso, um dos principais pontos em relação a essas estruturas diz respeito a sua alta durabilidade, ou seja, mantendo o bom funcionamento por muitos anos.

Faça o reuso da água

Além das fontes alternativas de abastecimento, existem outros meios para economizar e evitar o consumo desnecessário de água. A água do esgoto pode ser captada e tratada para ser utilizada em processos da empresa, como nos sistemas de descarga do banheiro, da mesma maneira que a água das chuvas, citada no tópico anterior.

O líquido reaproveitado pode ser devolvido ao meio ambiente para recarregar os aquíferos, o que ajuda a criar uma demanda saudável desses mananciais, que muitas vezes se encontram sobrecarregados.

Porém, para realizar esse serviço de uma forma eficiente, é necessário montar um planejamento, alinhando a melhor maneira de distribuir os coletores pela sua estrutura e orientando os colaboradores a como realizar a atividade.

Conscientize seus funcionários

Todos dentro da empresa possuem um papel fundamental na quantidade de água que está sendo consumida, por isso é importante criar campanhas de conscientização para os seus colaboradores.

É muito importante mostrar para os funcionários que a gestão da empresa se preocupa com essa questão e que, além disso, ela valoriza o esforço coletivo para a economia de recursos.

Entendeu a importância do tratamento da água?

 

Esperamos que essas dicas sejam úteis para a rotina da sua empresa e que vocês consigam diminuir os gastos com abastecimento de água assim.

Precisa de uma análise mais técnica dos gastos com água?

Somos uma empresa especializada em desenvolver soluções para poços artesianos com mais de 12 anos de experiência e podemos atender qualquer tipo de projeto.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Dúvidas frequentes sobre a diminuição dos gastos com abastecimento de água

Por que diminuir o consumo de água da minha empresa?

O desperdício de água pode gerar prejuízos financeiros no orçamento de uma empresa, já que será gasto mais do que o necessário para a realização das atividades. Além disso, como as indústrias utilizam uma porcentagem alta deste recurso, casos de negligência podem contribuir para o desenvolvimento de crises hídricas, gerando impactos negativos na economia.

 

Como reduzir o consumo de água da minha empresa?

Uma saída é investir em tecnologias que gerem uma economia de água, já que, mesmo com um custo alto no começo, elas podem trazer impactos positivos para o seu orçamento em um longo prazo.

 

Quais fontes alternativas eu posso utilizar para o abastecimento de água?

Você pode apostar na captação de água das chuvas, reutilizar a água do esgoto ou então aderir aos poços artesianos.