Skip to main content

Sabemos que os poços artesianos são importantes para manter o fornecimento e o fluxo de água ininterruptos em estabelecimentos como indústrias, condomínios e hotéis, garantindo que esses locais não tenham seus serviços comprometidos pela falta de água. Mas, além disso, economizar água também é uma das grandes vantagens que os poços podem trazer.

Nesse post, falaremos sobre como o poço artesiano consegue ajudar na economia da conta de água. Acompanhe! 

Navegue pelo conteúdo e entenda a importância na economia de água

A importância de economizar água e o papel do poço artesiano no processo

As notícias e estudos de crises hídricas não são de hoje. Em 2015, São Paulo viveu a pior seca dos últimos 84 anos. Conforme a reportagem da BBC, os reservatórios da região metropolitana, o Sistema Cantareira, estavam em 14,6%, o menor desde a sua criação, em 1974.

O governo de São Paulo, em uma das várias medidas adotadas para a economia de água, chegou a criar programas de descontos na conta de água se o consumo fosse 20% menor que o mês anterior.

Segundo a matéria, a ocorrência de chuvas no estado foram 72% abaixo do normal, sendo considerada a pior estiagem desde o início dos registros de chuvas, computados a partir de 1930.

Crises como essa podem se repetir e, por isso, é importante haver métodos alternativos para o consumo de água. Os poços artesianos são um deles, já que não dependem do sistema de abastecimento. Bombeando água diretamente do aquífero, a utilização de um poço garante maior autonomia de um estabelecimento, seja ele uma casa, condomínio ou um shopping.

Além disso, o uso de um poço artesiano impacta diretamente na economia da conta de água, chegando a até 50%. Apenas em um ano, com a sua utilização, não apenas reduzirá a fatura mensal, como também pagará pelo investimento da sua construção. 

Outro ponto é que a instalação de um poço artesiano automaticamente valoriza o terreno ou imóvel onde foi construído, sendo totalmente garantido o retorno do investimento a longo prazo. E, como o poço artesiano não tem data de validade, pode durar por décadas, desde que bem cuidado. Então, é um investimento que uma vez realizado, se mantém por muito tempo no local onde foi instalado. 

A telemetria de poços e a sua importância na economia de água

A telemetria é uma tecnologia que permite o monitoramento e o recebimento de informações a respeito de um equipamento. No caso dos poços, ela possibilita que qualquer pessoa tenha acesso a diversos dados importantes em uma plataforma que pode ser visualizada remotamente a qualquer momento através de um celular ou computador.

Através das portarias DAEE 5578/2018 e DAEE 5579/2018, o DAEE pode exigir dos usuários a instalação de equipamentos de telemetria remota em tempo real, que realizam as leituras de dados como vazão instantânea, vazão acumulada, nível, entre outros parâmetros desejados. 

Além de atender as exigências legais, a telemetria é uma oportunidade de utilizar a tecnologia para entregar eficiência de forma inovadora e inteligente, pois possibilita aumentar a eficiência do poço artesiano, economizando recursos hídricos, energéticos, humanos e utilizando a 

Dentre as funcionalidades de uma telemetria de poços, é possível citar as seguintes:

  • Monitoria de parâmetros de qualidade da água;
  • Pressão e temperatura dos equipamentos e da rede;
  • Nível da água;
  • Vazão total de água no poço e sua vazão;
  • Dados relacionados a energia, tensão, corrente e consumo de energia dos equipamentos do poço.

Com essas informações, fica muito mais fácil realizar ações preventivas que garantem a boa funcionalidade do poço artesiano e não coloquem em risco a qualidade e a integridade da água e seu equipamento.

A telemetria garante ao estabelecimento uma monitoria constante, reduzindo os riscos de paradas inesperadas ou eventos repentinos.

A telemetria também traz diversas vantagens na economia de água, como:

  • Redução nos custos da logística, já que, por meio da telemetria, não é necessário que um funcionário tenha que se deslocar para fazer checagens constantes;
  • Redução no consumo de energia por conta do controle de funcionamento da bomba de 15 a 40%;
  • Utilização eficiente dos recursos hídricos disponíveis;
  • Controle do volume remoto pelo órgão estadual responsável para o cumprimento das novas normas.

Deseja economizar água e instalar um poço artesiano? Conte com a AVS!

A AVS conta com uma equipe multidisciplinar composta por geólogos, advogados, engenheiros e técnicos ambientais para garantir a você a melhor qualidade de serviço e garantir a economia na água.

Oferecemos soluções eficientes que vão desde o projeto até a perfuração. Assim, inclui a entrega completa da documentação do poço e regularização junto aos órgãos reguladores.  

Com mais de 10 anos de experiência, atendemos indústrias, hotéis, instituições públicas, comércios e muito mais. 

Entre em contato conosco e saiba mais.

Converse com um consultor da AVS

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre como economizar água com poço artesiano

O que é a telemetria de água?

A medição de água por telemetria permite aos operadores e usuários de um poço artesiano ter uma visão detalhada do consumo e de informações do poço remotamente, pelo celular ou computador. Esta é uma nova exigência presente nas DPO-014 e DPO-015 que podem exigir de grandes captações de águas subterrânea telemetria em tempo real do poço, como vazão instantânea, vazão acumulada e nível.

Quem tem poço artesiano precisa pagar água?

Depende. Pequenos consumidores, englobados pela dispensa de outorga não precisam pagar nenhuma taxa extra pela água no momento. Além do investimento inicial para a construção de um poço artesiano. A única taxa que pode ser cobrada pela concessionária de saneamento é pela manutenção do esgoto, caso exista rede na região.

Já grandes consumidores de água que fazem uso comercial/industrial, englobados pela outorga de uso, pagam uma taxa pelo uso da água e esta é calculada anualmente com base nos volumes captados e declarados em outorga. 

Por isso, é fundamental que estas empresas tenham uma empresa séria como a AVS Poços Artesianos cuidando de todo o seu processo de regularização junto ao DAEE.