Skip to main content

O hidrômetro é um equipamento conhecido por muitas pessoas, já que é instalado em residências para medir o consumo de água no local. Então, sempre que alguém abre o chuveiro, por exemplo, ele entra em funcionamento. Dessa forma, a empresa de saneamento responsável pela região monitora o consumo.

Agora, o hidrômetro para poço artesiano também é obrigatório? Essa é uma dúvida comum que precisa ser esclarecida para não resultar em consequências ao proprietário.

Vale ressaltar que ao contratar uma empresa experiente em perfuração e capaz de entregar um projeto completo, como as soluções da AVS, você pode ficar tranquilo porque o poço artesiano é entregue em pleno funcionamento e todas as dúvidas são esclarecidas.

Entenda sobre a obrigatoriedade da instalação do hidrômetro com as informações que separamos e o conteúdo especialmente detalhado. Confira!

Navegue e saiba mais sobre a instalação de hidrômetro para poço artesiano

O que é o hidrômetro e qual a sua função no poço artesiano?

O hidrômetro para poço artesiano é um equipamento com a finalidade de medir a quantidade de água captada. Assim, é possível saber o volume em metros cúbicos conforme o período, como o dia, o mês e o ano.

Dessa forma, toda a captação de água será registrada e esse é um fator essencial para o cumprimento das instruções técnicas e normativas do DAEE, mantendo o funcionamento do poço sem a cobrança de multas e sem correr outros riscos junto aos órgãos fiscalizadores.

Por que instalar o hidrômetro para poço artesiano?

A instalação do hidrômetro é uma das etapas fundamentais no projeto e execução de perfuração de um poço artesiano, presente tanto na Instrução Técnica DPO-010 e mais especificamente na IT DPO-014, no caso do DAEE/SP.

Captações de até 15m³ diários podem solicitar junto à licença de perfuração a dispensa de outorga, enquanto captações maiores devem solicitar uma outorga de direito de uso de águas subterrâneas.  É válido ressaltar que os órgãos responsáveis pela aprovação e as instruções técnicas podem variar de estado para estado. Por isso é importante que este processo seja acompanhado por uma equipe especializada de profissionais.

Após a concessão da licença de perfuração e execução da obra, é preciso comprovar que todas as normativas foram cumpridas. Isso é feito por meio de um relatório fotográfico, comumente demonstrando que a instalação do hidrômetro, a torneira para coleta de água bruta, a tubulação para monitoramento de nível e laje de proteção sanitária estejam todas conforme as normas e exigências estabelecidas na licença e outorga (ou dispensa).

O hidrômetro comprova que a captação de água realizada é compatível com o estabelecido na outorga (ou dispensa) e em alguns casos o DAEE pode exigir que a leitura do hidrômetro seja feita mensal, semanalmente ou até mesmo diariamente, conforme a IT DPO-015.

Esses lançamentos das leituras devem ser feitas em sistema próprio do DAEE e tem se tornado cada vez mais comum em usuários com grandes captações outorgadas. Assim, o equipamento instalado serve para comprovar que a quantidade indicada no documento está sendo cumprida.

Outro motivo para a colocação do hidrômetro é devido ao esgoto. Sim, a taxa continua sendo cobrada normalmente. E, conforme o registro de uso da água, o valor é gerado para pagamento.

É importante lembrar que não seguir com as exigências da outorga ou dispensa de outorga, quaisquer que sejam elas, incluindo a não instalação ou não manutenção do hidrômetro, pode resultar em multa para o proprietário responsável pelo poço artesiano e até mesmo em perda da autorização de captação.

Qual hidrômetro comprar?

A escolha de um hidrômetro deve atender critérios técnicos e deve ser feita com o auxílio de profissionais capacitados, para não causar quebra prematura do equipamento ou danos por escolhas inadequadas. A empresa contratada deve ajudar na escolha do hidrômetro, já que as características do poço artesiano influenciam no tipo de equipamento que será instalado.

A vazão da água, as características da água e da instalação (pressão da rede, horizontalidade, etc.)e são informações essenciais para a escolha do hidrômetro. Como não existe apenas um tipo de estrutura, o mercado disponibiliza diferentes modelos que se adéquam a variedade de poços artesianos.

Entretanto, vale lembrar que o hidrômetro para poço não tem muita proximidade com o que usamos para água potável. A água de subterrânea tem características próprias, contendo partículas sólidas e também uma alta pressão devido à atividade da motobomba, tudo isso implica no uso de hidrômetros com corpos de alta resistência, turbinas diferenciadas e por vezes flangeados para aguentar a alta pressão e o desgaste abrasivo por material sólido.

A utilização de um hidrômetro inadequado, para água potável, por exemplo, pode levar o equipamento a falha rapidamente, em questão de semanas.

Dessa forma, o equipamento correto tem mais durabilidade e o proprietário não precisa se preocupar por um bom tempo com o funcionamento adequado.

Quer entender melhor sobre a vazão da água? Confira o texto completo sobre o teste de vazão.

A instalação de hidrômetro para poço artesiano é obrigatória e pode gerar multas ao proprietário

O hidrômetro para poço artesiano é uma das normas obrigatórias para que sua regularização esteja em dia. Afinal, não adianta apenas realizar o projeto de perfuração, é preciso ter também as documentações fundamentais e cumprir as normativas para estar em dia junto aos órgãos reguladores.

Sem a instalação do equipamento, ou manutenção do equipamento, é impossível comprovar o uso correto da água baseado no que foi informado e o proprietário do poço artesiano fica sujeito a receber multas e até a ter sua autorização de captação suspensa ou revogada.

Por isso, é essencial que sempre ocorra a contratação de uma empresa experiente no mercado. Assim, ela saberá exatamente como dimensionar e escolher de forma técnica o melhor hidrômetro para o seu projeto de captação de água.  A AVS oferece soluções inteligentes e entrega o projeto completo, ou seja, com o poço artesiano em pleno funcionamento e regularizado plenamente junto aos órgãos reguladores. Confira!

Quer falar com um de nossos especialistas?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre a instalação de hidrômetro para poço artesiano

O que é hidrômetro para poço artesiano?

O hidrômetro para poço artesiano é um equipamento para medir o volume de água bruta captada. Assim, é possível saber o volume de água em metros cúbicos conforme o período, como dia, mês e ano.

Por que instalar o hidrômetro para poço artesiano?

A obrigatoriedade do hidrômetro para poço artesiano se dá porque na outorga (ou dispensa de outorga) é necessário informar o volume de água que será utilizado. Assim, conforme estabelecido pelas DPO-010 e DPO-014  o equipamento é instalado para comprovar que a quantidade indicada no documento está sendo cumprida. Outro motivo é a taxa de esgoto que será baseada no consumo de água.