Skip to main content

O nível estático e o nível dinâmico são índices da altura da água do poço artesiano em relação à superfície considerando a altura do revestimento. Por ser difícil realizar a medição manualmente, o ideal é investir em profissionais para implementar um sistema de telemetria. 

Na verdade, tanto a instalação do equipamento quanto a leitura dos indicadores devem ser realizadas por especialistas capacitados. Assim, é possível garantir a assertividade da localização dos sensores e do entendimento total das informações.

Entender os dados coletados é importante porque o equipamento fornece diversas informações sobre o desempenho do poço. Então, a partir das informações de curto e médio prazo, é mais fácil perceber mudanças na estrutura e realizar a manutenção.

Confira a seguir qual é a diferença entre os conceitos do nível estático e do dinâmico, a importância de monitorar os dados e como conduzir a medição. 

Entenda mais sobre nível estático e nível dinâmico:

O que é nível estático e nível dinâmico?

O nível estático e o nível dinâmico indicam a altura da água do poço em relação à superfície calculado em momentos diferentes, sendo um com o poço em repouso e outro em funcionamento

Há fatores que influenciam os resultados dos níveis, como: a vazão do bombeamento, o tempo de reposição do aquífero, o tipo de solo e a facilidade de permeabilidade do solo.

Nível estático (NE)

O nível estático indica a altura da água quando o poço não está sendo usado. Então, esse nível é medido quando a água está parada.

A medição do nível estático tem o objetivo de avaliar a capacidade de recuperação do poço após o bombeamento. Então, neste nível a água fica próxima à superfície e, após a bomba submersa ser ativada, o nível diminui até atingir o ponto de equilíbrio localizado próximo ao equipamento. 

Nível dinâmico (ND)

O nível dinâmico indica a altura do momento em que a água fica mais distante da superfície e mais próxima à bomba, pois está acontecendo o bombeamento para retirar a água. Como o tempo de duração do bombeamento é variável, o nível dinâmico também é variável conforme este tempo.

Como medir o nível estático e dinâmico do poço artesiano?

Para o nível estático e o nível dinâmico da água do poço artesiano ser medido automaticamente e monitorado em tempo real, é utilizado um equipamento chamado telemetria. 

Este equipamento é composto por sensores de nível hidrostático colocados em diferentes lugares do poço para aferir:

  • nível estático;
  • nível dinâmico;
  • volume;
  • vazão média;
  • horas trabalhadas pelo poço;
  • nível da água;
  • pressão/temperatura dos equipamentos;
  • gastos de eletricidade;
  • qualidade da água, como condutividade, pH e cloro.

Assim, todas essas informações são captadas automaticamente e em tempo real com a garantia de que os dados são confiáveis e estão seguros em backup na nuvem.

Além disso, devido à tecnologia do software, podem ser acompanhadas a distância e oferecer funcionalidades que ajudam na otimização do desempenho do poço. 

Qual a importância de monitorar o nível estático e nível dinâmico do poço artesiano?

A medição dos níveis estáticos e dinâmicos deve ser realizada constantemente para os dados monitorados refletirem a situação do momento, ou seja, a realidade. 

Apesar dos órgãos que regulam o uso de água subterrânea no Brasil exigirem o histórico do volume, do nível e da vazão do poço com base em leis ambientais, o monitoramento dos dados do poço artesiano é vantajoso para quem possui a estrutura, pois contribui para: 

  • entender a capacidade de produção e captação de água do poço (vazão média);
  • fazer o dimensionamento correto do equipamento de bombeamento;
  • o controle de qualidade da água;
  • aumentar a segurança operacional da estrutura;
  • evitar o uso excessivo do recurso hídrico;
  • garantir a sustentabilidade do projeto, evitando que o poço fique seco;
  • identificar erros que impedem o pleno funcionamento.

Sendo assim, a importância do monitoramento dos níveis estático e dinâmico do poço artesiano não é apenas o cumprimento da lei, também é uma estratégia para ajudar na otimização do poço e a manter o poço artesiano funcionando eficazmente. 

Com as informações sobre as variações de desempenho do poço, os casos de anormalidades são facilmente detectadas e, assim, ações corretivas podem ser realizadas rapidamente para prevenir os problemas.

Por exemplo, se o nível dinâmico ficar abaixo do nível da bomba, o equipamento pode parar de funcionar. Por isso, ao perceber a variação do nível, é possível investigar e resolver essa situação antes do equipamento, que é caro, precisar ser trocado.

Compreendeu a importância de medir o nível estático e dinâmico do poço artesiano?

Neste texto abordamos a diferença entre os níveis estático e dinâmico, a importância de monitorar o funcionamento do poço e como fazer a medição dos níveis ND e NE. 

Também apontamos a importância de ter um profissional de confiança para realizar o serviço adequadamente, então, recomendamos que você conheça mais sobre a AVS. 

Confira os benefícios dos poços artesianos para as propriedades

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre o nível estático e o nível dinâmico do poço artesiano

Qual a diferença entre o nível estático e o nível dinâmico do poço artesiano?

O nível estático e o nível dinâmico indicam a altura da água do poço em relação à superfície considerando a altura do revestimento do poço. A principal diferença entre eles está no momento da medição, sendo o nível estático (NE) medido em repouso e o nível dinâmico (ND) quando a bomba está em funcionamento.

Como medir o nível do poço artesiano?

O nível estático e o nível dinâmico do poço artesiano devem ser medidos a partir de um equipamento chamado telemetria, composto por sensores de nível hidrostático. Esses sensores são instalados em diferentes pontos e realizam a medição automaticamente e em tempo real.

O que a medição do nível do poço artesiano indica?

Os sensores de nível hidrostático da telemetria ajudam a acompanhar: 

  • volume;
  • vazão;
  • horas trabalhadas pelo poço;
  • nível da água;
  • pressão/temperatura dos equipamentos;
  • gastos de eletricidade;
  • qualidade da água, como condutividade, pH e cloro.

Por que é importante monitorar o nível do poço artesiano?

Saber e monitorar os dados sobre os níveis estático e dinâmico do poço artesiano ajuda na identificação/detecção de casos de anormalidades. Então, ao indicar as variações de desempenho é possível tomar ações corretivas rapidamente para prevenir os problemas. Assim, ajuda a garantir que o poço continue funcionando eficazmente e ainda permite a otimização do desempenho.