Skip to main content

Apesar de ser necessária manter a irrigação constante de plantações, nem sempre uma área rural irá dispor de um sistema de abastecimento para dar conta da demanda. Por conta disso, a utilização de poços artesianos é de extrema importância para a agricultura.

Nesse post, entenda quais os benefícios e as vantagens que a irrigação por meio de poços artesianos traz.

Navegue pelo conteúdo e entenda a importância na economia de água

O poço artesiano e sua importância na agricultura

Diferente de um poço caipira comum, um dos grandes benefícios do poço artesiano é a sua grande capacidade de fornecimento de água diretamente do aquífero local, de alta qualidade e com abastecimento regular durante os períodos de estiagem. Por conta disso, a sua utilização é ampla no meio rural, seja para irrigação ou para outras finalidades como o preparo de bebedouros de animais e a limpeza dos ambientes ao redor.

No Brasil, segundo o Governo Federal, cerca de 49% do uso da água é voltado unicamente para a irrigação. 

Como muitas regiões não têm corpo de água próximos, a construção de um sistema para levar a água para as plantações mais remotas precisaria de uma estrutura enorme, havendo o risco dos custos serem exorbitantes. 

Assim, boa parte desse volume utilizado na agricultura vem por meio dos poços artesianos.

Devido a essa demanda constante de água, para não sofrerem com a falta de água imprevista, como as longas estiagens fora de época, é importante que os produtores agrícolas instalem em suas propriedades poços artesianos, tanto para manter a irrigação de seus cultivos, quanto para o abastecimento geral da unidade produtiva.

Além disso, um poço artesiano construído regularmente possui diversos tipos de ferramentas que permitem o monitoramento da água, garantindo sempre a vazão necessária, a qualidade da água e o correto funcionamento através de manutenções preventivas e programadas que podem ocorrer nos períodos de entressafra.

Em 2020, um estudo realizado pela Embrapa em uma região rural, mostrou que a instalação do poço e de outras práticas racionamento na agropecuária impactaram positivamente na melhoria da qualidade de vida da população nesse segmento. Também foi mostrado que seria mais viável a substituição da distribuição de água de caminhões-pipa por poços artesianos na região.

As vantagens do poço artesiano para a irrigação

Já vimos como o poço artesiano é importante para agricultura. Porém, quais são exatamente as vantagens que um poço artesiano traz para a irrigação? Vamos abordar algumas delas.

Traz água de qualidade para o cultivo

Para garantir a qualidade dos produtos vindos de uma horta, plantação ou qualquer atividade pecuária, é importante que a água também esteja limpa. Por isso, a utilização do poço artesiano é fundamental nesses momentos para garantir que a água não esteja contaminada e que ela possua todos os minerais e nutrientes necessários para uma irrigação limpa.

Em geral, as águas extraídas por poços artesianos são limpas, isso se dá, porque a água de camadas mais profundas é filtrada naturalmente pelos sedimentos e rochas do subsolo, permitindo que ela seja purificada e sendo muito mais segura para a irrigação sem tratamento adicional necessário como uma água captada superficialmente.

Pode usar diversas técnicas de irrigação diferente

Dependendo da localidade, é necessário utilizar técnicas diferentes de irrigação para o plantio ser mais eficiente. O poço artesiano permite que essas diferentes formas de regadura possam ser aplicadas de maneira fácil e eficiente, garantindo a água necessária para tal. 

Dessa forma, independente se a região sofre com grandes períodos de secas ou se é necessário fazer a água se infiltrar no subsolo, é possível realizar essas irrigações com a água garantida pelo poço e um reservatório.

Além disso, outra vantagem que essa flexibilidade traz, é a economia que isso irá trazer para o agricultor. Afinal, ao optar por um poço artesiano, o agricultor pode abrir mão de métodos caros como caminhões pipa, trazendo maior liberdade na hora de escolher a  técnica de irrigação.

Conhecida por ser um dos métodos que mais economiza água, a técnica de irrigação por gotejamento é uma das mais utilizadas por meio do poço artesiano. Além de ser possível controlar a vazão da água com as ferramentas do poço, nessa regadura permite que a água seja infiltrada logo no solo, diminuindo as chances dela ser dispersa pelo vento ou evaporar.

Permite o plantio em áreas sem reservas de água

Por bombear águas subterrâneas, a instalação de um poço artesiano garante que diversas regiões sem grandes corpos de água superficial possam ser utilizadas de maneira eficiente para o plantio. Com o devido estudo e utilizando técnicas como a telemetria, você terá água limpa e com todos os nutrientes necessários para a sua plantação.

Compreendeu os motivos do poço artesiano ser importante para a irrigação?

Quando o assunto é irrigação no setor agrícola, poços artesianos são praticamente indispensáveis. As vantagens que eles trazem para o plantio são imensas, indo desde a economia no custo da água até a viabilização de plantações em locais com poucas águas superficiais.

Agora que você já sabe o porquê do poço artesiano ser importante na irrigação, que tal saber um pouquinho mais sobre a importância de manter a manutenção do seu poço em dia? 

Por que fazer a manutenção dos poços artesianos?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre as vantagens do poço artesiano para irrigação

Como é feita a irrigação por um poço artesiano?

Após a instalação do poço artesiano em uma região, a água é direcionada para um reservatório ou flui pelos sistemas de tubulação que permeiam a plantação. A partir desse momento, podem ser aplicadas diversas técnicas de irrigação para alcançar resultados desejados no local.

Quais as vantagens de fazer a irrigação a partir de um poço artesiano?

Existem diversas vantagens para a irrigação realizada a partir de um poço artesiano. Podemos citar como sendo as três principais:

  • Economia de água;
  • Qualidade da água para o cultivo;
  • Permite a irrigação de plantações em locais sem ou com pouca água superficial.