Skip to main content

Os benefícios do poço artesiano chamam atenção de muitas empresas e residências, que optam pela sua perfuração para resolver problemas de abastecimento, qualidade da água e diminuição da conta d’água, por exemplo. Por isso, é preciso alguns cuidados para que ele se mantenha em pleno funcionamento.

Uma das dúvidas de quem decide pela perfuração é saber se o poço artesiano pode secar. Afinal, caso isso aconteça, ele passa a não oferecer mais as vantagens citadas acima. E, de fato, alguns fatores podem fazer com que essa consequência realmente aconteça. Entretanto, alguns cuidados reduzem, e muito, esse risco.

Então, para você saber exatamente quais são essas precauções, separamos detalhes importantes sobre o assunto neste conteúdo. Confira!

Navegue e descubra se o poço artesiano pode secar

O poço artesiano pode secar?

Sim, é possível que alguns poços artesianos realmente sequem, entretanto, é mais comum que eles diminuam a vazão. É possível identificar alguns sinais que mostram o início de alguns desses problemas.

Vale ressaltar que o risco de assoreamento do poço aumenta caso seja utilizada mais água do que a quantidade definida no início do projeto ou se não forem realizadas manutenções preventivas com regularidade.

Quer entender melhor sobre a redução da água de um poço artesiano? Leia o conteúdo completo sobre o teste de vazão.

Alguns sinais podem demonstrar que o poço artesiano está com problemas, como alteração da qualidade da água. Então, por exemplo, coloração diferente na água, ou cheiro ruim e desagradável, são sinais de anormalidade. Além disso, é possível que ainda tenha algumas partículas sólidas, que podem significar danos no revestimento. Isso pode ocasionar dano ao equipamento de bombeamento e entupimento nos filtros.

Há outras questões de natureza geológica que podem ocasionar perda de produção de um poço, como alterações hidrodinâmicas na região.

Ou seja, diversos fatores podem fazer com que o poço artesiano reduza a sua capacidade de produção de água ou, até mesmo, seque. Entretanto, com os cuidados corretos é possível que ele dure por muito mais tempo.

Como evitar que um poço artesiano seque?

Como já falado, o poço artesiano pode sim secar, mas também é possível evitar que isso aconteça, assim como a redução de vazão da água. Para esse objetivo, é preciso ter atenção a dois pontos principais que detalharemos nos subtópicos a seguir.

Manutenção do poço artesiano

É importante que ele não seja abandonado. Ou seja, que o proprietário contrate uma empresa especializada, como a AVS, para a realização da manutenção de poços artesianos periodicamente. Dessa forma, alguns problemas podem ser detectados de forma prévia, permitindo uma solução mais rápida e viável. Assim, a manutenção diminui muito o risco de assoreamento do poço e perda de produção por excesso de partículas sólidas.

Legalização do poço artesiano

Um dos pontos fundamentais está relacionado ao início do projeto, mais especificamente a contratação da empresa responsável. É preciso que disponibilizem profissionais capacitados para a perfuração do poço artesiano. Assim, evita erros durante o processo e garante uma entrega de estrutura legalizada.

A empresa solicitará a licença de perfuração antes de perfurar o local. Além disso, um profissional especializado fará todas as avaliações técnicas e o potencial hídrico será considerado antes mesmo da obra iniciar. É importante que a obra vise a captação de águas profundas em aquífero. Poços que costumam secar são de projetos mal-executados, que captam água de lençóis freáticos originários de chuvas, por isso, podem secar durante prolongadas estiagens.

A dúvida de que o poço artesiano pode secar pode ser respondida através desses dois pontos citados. Ou seja, ele pode durar por muitos anos sem apresentar nenhum problema sério.

Como recuperar um poço artesiano?

Caso o proprietário perceba que o poço artesiano não está mais em pleno funcionamento, é preciso procurar por uma empresa especializada para uma análise no local. Dessa forma, já será identificado o problema e as possíveis soluções. Algumas delas são:

  • Desobstrução – a ação pode ser realizada nas tubulações ou diretamente no poço com a retirada de peças quebradas;
  • Realizar o tratamento químico rigoroso;
  • Incluir mais revestimento em caso de alguma abertura ou caso haja queda de material abrasivo (terra) dentro do poço;
  • Limpeza dos filtros submersos;
  • Aprofundamento – ocorre quando há rebaixamento do nível de água, sendo preciso aumentar a profundidade do poço artesiano para melhorar a capacidade de produção de água.

Essas são algumas soluções possíveis a depender do problema. Entretanto, é válido lembrar que a empresa contratada que definirá a melhor medida para recuperar o poço artesiano.

O poço artesiano pode secar e diminuir a vazão, mas há soluções capazes de recuperá-lo

Agora você já sabe que um poço artesiano pode secar ou diminuir sua vazão, mas que é possível a sua recuperação. Além disso, com algumas ações prévias, como a manutenção periódica, determinados problemas podem ser identificados e já solucionados.

A melhor forma de ter o poço artesiano funcionamento de forma correta, é através de uma empresa especializada na área. Para isso, você pode contar com a AVS, que oferece soluções eficientes, desde a perfuração a entrega completa do projeto.

Saiba mais sobre Manutenção em Poços Artesianos: Preventiva e Corretiva

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre a possibilidade do poço artesiano secar

O poço artesiano pode secar?

Sim, é possível que alguns poços artesianos realmente sequem, entretanto, é mais comum que eles diminuam a vazão. É possível identificar alguns sinais que mostram o início de alguns desses problemas.

Como evitar que um poço artesiano seque?

É possível evitar que o poço artesiano seque através da manutenção periódica, já que a empresa identificará os sinais que podem significar o início de um problema, e a legalização da estrutura, que garante um profissional competente no projeto e a solicitação de todos os estudos necessários para a perfuração. Dessa forma, evitam dor de cabeça no futuro.

Como recuperar um poço artesiano?

Caso o proprietário perceba que o poço artesiano não está mais em pleno funcionamento, é preciso procurar por uma empresa especializada para uma análise no local. Dessa forma, já será identificado o problema e as possíveis soluções. Algumas delas são: desobstrução, tratamento químico rigoroso, aplicação de mais revestimento, limpeza do filtro e aprofundamento.