Skip to main content

O poço artesiano é um ótimo recurso para resolver problemas com abastecimento, diminuição de custos e melhoria da qualidade da água. Entender todas as suas vantagens é fácil, mas é normal que algumas dúvidas surjam em relação aos locais que ele pode ser instalado.

Uma das principais está relacionada ao poço artesiano residencial e se a sua perfuração é ou não permitida. Já adiantamos que não é um processo simples e envolve também a parte burocrática. Por isso, é fundamental contar com uma empresa como a AVS Poços, que oferece serviços para o projeto completo.

Para entender melhor sobre o que é preciso para ter um poço artesiano legalizado e evitar qualquer problema futuro com a sua estrutura, acompanhe o conteúdo completo que preparamos para você.

Navegue e descubra como o poço artesiano residencial passa a ser permitido

É permitido ter um poço artesiano residencial?

É normal pensar que apenas grandes indústrias, empresas, propriedades rurais e hotéis podem aproveitar os benefícios dessa estrutura. Entretanto, é, sim, possível a perfuração residencial. E, como em todos os outros projetos, é fundamental que esta tenha autorização legal. Após todas as licenças obrigatórias concedidas, é permitido que todos os tipos de poços existentes sejam construídos.

Após a perfuração do poço artesiano residencial, a água extraída do subterrâneo é levada até a caixa d’água da residência e o funcionamento ocorre normalmente. Vale ressaltar que esse processo é o mesmo para condomínios, a distribuição acontece para todos os moradores que não terão problemas com o abastecimento.

Quais são as vantagens do poço artesiano residencial?

Os benefícios da perfuração podem ser observados a curto e a longo prazo, então, mesmo que o investimento financeiro não seja pequeno, todas as vantagens oferecidas fazem com que o poço artesiano realmente valha a pena. Confira as principais!

Abastecimento

Na maioria dos casos, os poços artesianos residenciais são instalados para melhorar os problemas com abastecimento. E, de fato, esta é uma das principais vantagens da perfuração. O resultado já é observado de forma imediata. Afinal, a residência não terá mais nenhuma dependência do fornecimento de água através de uma companhia. Com isso, não é preciso preocupação com a falta de água.

Custo

Para os locais que não possuem constantes problemas com abastecimento, a redução dos custos começa a ser observada a longo prazo. Entretanto, se o local passa por dificuldades com a falta de água e precisa investir em caminhão pipa, por exemplo, esta vantagem já é sentida a curto prazo.

Qualidade da água

Outro benefício em relação ao poço artesiano residencial é a qualidade da água. É comum que a água subterrânea traga muitas propriedades físico-químicas boas para a saúde. Além disso, quando uma empresa experiente e que oferece os serviços completos de perfuração é contratada, é realizado um teste de qualidade para ter certeza que a água é própria para consumo.

Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de acompanhar periodicamente e ter mais controle em relação à qualidade da água. É muito importante que as análises e as limpezas sejam realizadas com frequência para manter essa vantagem.

Valorização do local

Já é possível pensar nesse benefício mesmo que, no primeiro momento, não exista a intenção de venda ou aluguel do imóvel onde o poço artesiano foi perfurado. Entretanto, caso isso aconteça, é preciso saber que o local será muito bem valorizado, justamente por todas as vantagens oferecidas pelo poço.

Como legalizar o poço artesiano residencial?

É, sim, permitida a perfuração do poço artesiano residencial, mas é preciso seguir algumas normas para evitar quaisquer problemas futuros em relação a sua legalização. É importante ressaltar que a regularização pode variar conforme o estado.

Mesmo com alguns métodos diferentes, separamos os mais comuns no momento da regularização. Confira!

Licença para perfuração

O primeiro passo é encontrar uma empresa capacitada para realizar todas as etapas fundamentais para iniciar a construção do poço. Uma delas é a licença para perfuração, solicitada ao órgão estadual responsável pela gestão e fiscalização do sistema hídrico do estado.

Alguns dos pontos considerados para a aprovação da licença são:

  • Aspectos ambientais do local;
  • Urgência para uso da água;
  • Localidade que o poço artesiano será perfurado;
  • Sistema de abastecimento público ao redor da área.

Normas técnicas da ABNT

A empresa contratada saberá seguir todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, mais conhecida como ABNT, fundamental para ter aprovação de uso do poço.
As duas principais normas são a NBR 12212, que aborda os projetos de poços tubulares, e a NBR 12244, que é referente a construção dos poços artesianos por empresas especializadas.

Outorga do direito do uso da água

Outro passo essencial é a solicitação da Outorga para ter direito de captar a água do solo. Para isso, é necessário requerer junto ao órgão responsável pelos recursos hídricos do estado. A partir dele, será definido qual o tempo permitido para uso do poço artesiano e qual o volume de água que será captado.

Importante lembrar que é obrigatório a apresentação de um projeto desenvolvido por um geólogo, acompanhado da ART.

O poço artesiano residencial é permitido e oferece muitas vantagens com o seu uso, mas é preciso seguir algumas normas para ser perfurado

A perfuração do poço artesiano residencial é, sim, possível, mas, como todas as outras estruturas, é fundamental seguir todas as normas exigidas. Afinal, para começar a aproveitar todas as vantagens da água vinda do poço, não basta apenas a perfuração correta, mas também é necessário cumprir todas as regras burocráticas.

Para que você não tenha que se preocupar com problemas futuros e possa aproveitar todos os benefícios do poço artesiano, como melhor qualidade da água e abastecimento sem complicação, é necessário contar com uma empresa especializada e experiente. A AVS oferece soluções eficientes para o seu projeto completo de perfuração. Confira!

Quer falar com um de nossos especialistas?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre poço artesiano residencial

É permitido ter um poço artesiano residencial?

É normal pensar que apenas grandes indústrias, empresas, propriedades rurais e hotéis podem aproveitar os benefícios dessa estrutura. Entretanto, é, sim, possível a perfuração residencial. E, como em todos os outros projetos, é fundamental que tenha autorização legal. Após todas as licenças obrigatórias concedidas, é permitido que todos os tipos de poços existentes sejam construídos.

Quais as vantagens do poço artesiano residencial?

Os principais benefícios do poço artesiano residencial são: solução para falta de abastecimento, redução de custo a curto e a longo prazo, melhor qualidade da água e valorização do local.

Como legalizar o poço artesiano residencial?

Contar com uma empresa especializada é o primeiro passo para a legalização do poço artesiano residencial. Outro ponto importante é entender que cada estado pode ter as suas próprias regras. Agora, as etapas mais comuns em todos eles são: licença para perfuração, seguir as normas técnicas da ABNT e Outorga de direito para uso da água.