Skip to main content

Quando um poço é perfurado no solo com objetivo de captar água para diferentes usos, ele é chamado de poço tubular profundo. Para a construção efetiva, é preciso seguir algumas normas e ser regularizado. Para isso, é fundamental contar com uma empresa como a AVS, que oferece serviços para o projeto completo da estrutura.

Algumas características podem diferenciar o poço tubular profundo, principalmente, o poço artesiano e o poço semi artesiano. Essa diferença é importante para saber, por exemplo, que um deles tem um custo mais elevado para o seu funcionamento correto.

O objetivo da perfuração, a característica hidrogeológica da região e o consumo diário também influenciam em qual deles é o mais indicado.

Os dois tipos de poços são capazes de entregar, por exemplo, qualidade da água captada e ainda solucionar problemas no abastecimento. Então, o que será que os diferenciam? Separamos alguns detalhes para ajudar você a entender mais sobre eles.

Navegue e conheça a diferença entre poço artesiano e poço semi artesiano

O que é um poço artesiano?

Também chamado de poço jorrante, o poço artesiano possui um diâmetro pequeno, mas alcança grande profundidade. Ele é capaz de jorrar água livremente, sem a necessidade de bombas e outras ferramentas. Entretanto, a categoria dos poços jorrantes são raras no Brasil.

A água extraída é de ótima qualidade, ela é captada de águas que infiltram no solo e nos espaços entre rochas. Com isso, elas passam pelo o que podemos chamar de “filtragem natural”. Entretanto, é importante ressaltar que fazer um controle de qualidade da água é fundamental para que ela seja consumida.

O poço artesiano é indicado para condomínios, hotéis, restaurantes, shoppings, fazendas com plantações, entre outros locais que querem oferecer mais qualidade, evitar problemas com abastecimento e diminuir os custos com a água.

Ele pode chegar até 2.000 metros, mas dificilmente precisa chegar a essa profundidade. Entretanto, isso dependerá das características do local em que o poço será perfurado e do volume de água que será necessário diariamente.

O que é um poço semi artesiano?

A técnica de perfuração do poço semi artesiano é a mesma do poço artesiano e ele também consegue extrair água armazenada e infiltrada em rochas e sedimentos de reservas hídricas de grande profundidade. Com isso, ele também oferece uma excelente qualidade de água, já que ela está mais protegida dos riscos de contaminação ocasionadas pelos seres humanos.

Como a perfuração desse tipo de poço é feita em regiões em que a linha de pressão do aquífero está abaixo ou no mesmo nível do solo, ele não possui pressão suficiente para que água chegue naturalmente à superfície. Por isso, é necessário a instalação do equipamento de bombeamento para que a água seja extraída.

Confira o artigo completo que preparamos sobre os tipos de poços existentes e para que servem.

Qual a principal diferença entre poço artesiano e poço semi artesiano?

A principal característica que diferencia os dois está relacionada ao custo. O poço semi artesiano não possui pressão subterrânea suficiente para ter a água extraída naturalmente. Por isso, ele precisa do equipamento de bombeamento e automação para o seu funcionamento adequado.

Com isso, já se sabe que o investimento para a perfuração desse tipo de poço será mais alto devido aos dispositivos necessários.

A diferença entre poço artesiano e poço semi artesiano pode influenciar no projeto de perfuração

Agora você já sabe a principal diferença entre os dois poços e como chama atenção o uso de equipamentos para a extração da água no poço semi artesiano. Com isso, é natural que os gastos em relação à perfuração sejam maiores.

Vale ressaltar que dificilmente são encontrados poços jorrantes no país, então, mesmo que ainda sejam considerados poços artesianos por outras características, provavelmente será necessário o uso de bomba, para que a água seja captada.

A entrega de um projeto de perfuração completo só é possível com uma empresa experiente. Para isso, você pode contar com as soluções em poços artesianos da AVS. Confira o nosso portfólio de serviços!

Quer falar com um de nossos especialistas?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre a diferença entre poço artesiano e poço semi artesiano

O que é poço artesiano?

Também chamado de poço jorrante, o poço artesiano possui um diâmetro pequeno, mas alcança grande profundidade. Ele é capaz de jorrar água livremente, sem a necessidade de bombas e outras ferramentas.

O que é poço semi artesiano?

O poço semi artesiano é capaz de extrair água armazenada e infiltrada em rochas e sedimentos de reservas hídricas de grande profundidade. Com isso, ele oferece uma excelente qualidade de água, já que ela está mais protegida dos riscos de contaminação ocasionados pelos seres humanos. Entretanto, ele não possui pressão suficiente para que água chegue naturalmente à superfície. Por isso, é necessário a instalação de alguns equipamentos de bombeamento para que a água seja extraída.

Qual a principal diferença entre o poço artesiano e o poço semi artesiano?

O custo é a principal diferença entre eles. Afinal, como o poço semi artesiano não possui pressão suficiente para extrair a água, ele precisa de equipamentos que o ajude, como uma bomba, por exemplo. Com isso, o custo da perfuração aumenta.