Skip to main content

A manutenção de poço artesiano é um processo fundamental para garantir a conservação da estrutura, para preservar a qualidade da água captada e o funcionamento pleno de todos os equipamentos.

Entretanto, para ela ser feita de maneira correta, é necessário criar um planejamento detalhado, mostrando todas as características do poço, além de definir uma frequência para a sua realização.

Neste texto, vamos te mostrar quais são os tipos de manutenção existentes, como montar um plano estratégico e quais são os outros processos envolvidos na atividade.

Navegue e saiba tudo sobre a manutenção de poço artesiano:

verificando a qualidade da agua

É importante fazer a manutenção dos poços artesianos?

 

Por mais que essa pergunta pareça óbvia, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a importância de fazer a manutenção periódica do seu poço artesiano.

Para que a captação de água seja feita de maneira correta, existe uma diversidade de equipamentos que precisam estar funcionando, como as bombas e o quadro elétrico, por exemplo.

Como essas ferramentas sempre estão em ação, é natural que um desgaste aconteça com o tempo, por isso é importante fazer uma checagem de segurança.

Também não podemos esquecer da vazão da água, que precisa ser monitorada periodicamente, além de análises em sua qualidade, já que esse fato envolve, diretamente, a saúde de quem vai consumi-la.

Essa atividade, quando realizada corretamente, pode recuperar as condições operacionais do poço, garantindo um maior ciclo de vida útil e evitando problemas futuros.

Quais são os tipos de manutenção de poço artesiano?

Existem dois tipos de manutenção de poço artesiano, a manutenção preventiva, realizada para manter o poço em bom estado e evitar possíveis defeitos, e a manutenção corretiva, feita quando problemas são detectados e precisam ser corrigidos.

Ambas entram dentro de um plano de manutenção bem estruturado, porém é preciso entender melhor como cada uma funciona. Confira a seguir:

Manutenção preventiva

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é aquela realizada para prevenir problemas futuros e manter o poço artesiano funcionando com todos os seus recursos.

Essa é uma atividade programada, ou seja, feita com uma frequência periódica, que pode variar de acordo com as características e necessidades da estrutura do poço.

Por exemplo, poços mais novos tendem a ser checados menos vezes, já que suas ferramentas ainda sofrem poucos desgastes. Já os mais antigos, é aconselhável que a manutenção seja feita mais vezes.

Além disso, esse processo é capaz de identificar possíveis falhas no abastecimento de água e outros fatores que podem prejudicar a sua produção, como a presença de sedimentos acumulados no fundo.

Durante essa etapa, todos os equipamentos passam por uma checagem minuciosa, desde a bomba até o quadro elétrico. Dessa maneira, caso algum defeito seja encontrado, ele pode ser consertado antes de causar algum dano maior.

Manutenção corretiva

Diferente da anterior, a manutenção corretiva acontece, apenas, quando um defeito é descoberto e a atenção precisa ser focada na sua resolução. Por exemplo, as bombas d’água são essenciais para o funcionamento do poço artesiano, então, quando elas apresentam algum problema, ele precisa ser solucionado com urgência.

Os defeitos podem não ser tão perceptíveis num primeiro momento, por isso é importante ficar atento aos mínimos detalhes, como uma vazão de água menor ou líquido saindo com sujeira, cheiro forte e gosto diferente.

Nem sempre as falhas podem ser detectadas com antecedência, por isso é importante estar sempre preparado para realizar uma manutenção corretiva de urgência.

É essencial contar com uma equipe especializada e experiente, pois somente eles conseguem identificar tudo que pode ser melhorado no seu poço artesiano. Por isso, conte com a AVS Poços Artesianos, uma empresa com mais de 12 anos nos ramos dessa atividade.

Quais são os outros processos que fazem parte da manutenção de poço artesiano?

 

Como você já sabe, os poços artesianos são estruturas complexas, por isso cada processo dentro deles precisa ser monitorado com atenção.

Já explicamos como funcionam as manutenções preventiva e corretiva, porém ainda existem outras etapas necessárias na manutenção de poço artesiano.

Veja cada uma delas a seguir:

Teste de vazão

Você sabe qual é a vazão máxima do seu poço artesiano? Para descobrir isso, é necessário realizar um teste que verifique as características hidráulicas do aquífero da captação, descobrindo qual é a vazão ideal e simplificando o dimensionamento das bombas e do equipamento.

Com o teste de vazão, é possível identificar a eficiência da captação da água e calcular o melhor ponto de extração, otimizando o seu funcionamento.

Tamponamento e Lacração

O processo de lacração diz respeito a desativação temporária, que deve ser comunicada ao DAEE/SP, permitindo a parada do poço por até 2 anos. Após esse período, o usuário pode renovar o pedido por mais 1 vez, pelo mesmo tempo.

A desativação definitiva é realizada através do tamponamento do poço, garantido que os aquíferos subterrâneos não fiquem expostos à contaminação.

Controle de qualidade da água

Um dos pontos mais importantes dentro da manutenção de poço artesiano é o controle de qualidade da água, já que o seu consumo vai envolver a saúde das pessoas.

Essa não é uma tarefa fácil e, além disso, necessita do acompanhamento periódico da Vigilância Sanitária Municipal.

Também é obrigatório realizar a cloração da água, utilizando insumos específicos, aprovados pelo Ministério da Saúde.

O processo precisa ser realizado por uma equipe de especialistas, garantindo uma maior potabilidade da água e segurança.

Limpeza do poço artesiano

Por mais que a limpeza pareça ser um serviço diferente, ela também é uma etapa fundamental da manutenção de poço artesiano.

Essa atividade precisa ser realizada de forma periódica, como a cada 6 meses, conservando as estruturas do poço.

A limpeza consiste em remover as impurezas e substâncias que ficam acumuladas nas formações geológicas, impedindo que elas entrem em contato com a água.

Como montar um planejamento de manutenção?

 

Agora que você conhece todos os processos que fazem parte da manutenção de poço artesiano, está na hora de criar um planejamento.

Antes de tudo, o primeiro passo é criar um relatório sobre toda a estrutura do seu poço, detalhando cada parte, como as características geológicas, diâmetros de perfuração, equipamentos de bombeamento utilizados e análises da água captada.

A partir daí, é preciso definir a periodicidade com que será feita a manutenção preventiva. Lembrando que, poços antigos necessitam de uma frequência maior, como a cada 6 meses, já os mais novos podem ser monitorados a cada 1 ano.

Caso problemas sejam encontrados, aplique a manutenção corretiva, substituindo os equipamentos danificados e corrigindo os defeitos.

Por fim, a limpeza também precisa ser realizada constantemente, garantindo o funcionamento pleno da estrutura e a qualidade da água.

Entendeu a importância do processo de manutenção de poço artesiano? A AVS pode te ajudar com esse serviço!

 

Como explicamos, a manutenção de poço artesiano é um processo fundamental para manter a captação de água funcionando perfeitamente, garantindo a qualidade do líquido.

Ficou com alguma dúvida relacionada ao tema?

Somos uma empresa especializada em desenvolver soluções para poços artesianos com mais de 12 anos de experiência e podemos atender qualquer tipo de projeto.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Dúvidas frequentes sobre a manutenção dos poços artesianos

Qual a importância da manutenção de poço artesiano?

A manutenção de poço artesiano é importante, pois, quando realizada corretamente, pode manter as condições operacionais do poço, garantindo um maior ciclo de vida útil e evitando problemas futuros.

Quais são os tipos de manutenção de poço artesiano?

Existem dois tipos de manutenção de poço artesiano, a manutenção preventiva, realizada para manter o poço em bom estado e evitar possíveis defeitos, e a manutenção corretiva, feita quando problemas são detectados e precisam ser corrigidos.

A limpeza faz parte da manutenção de poço artesiano?

Sim, a limpeza é um processo que faz parte da manutenção de poços artesianos, ela consiste em remover as impurezas e substâncias que ficam acumuladas nas formações geológicas, impedindo que elas entrem em contato com a água.