Skip to main content

A profundidade de um poço artesiano depende de alguns fatores, como as características geológicas do local e qual a finalidade dele. Esse não é apenas um detalhe, já que influenciará no custo da perfuração e na vazão da água.

É comum que a cavidade do poço artesiano seja entre 60 a 2.000 metros, mas, geralmente, não ultrapassa os 400 metros. Entretanto, a melhor forma de definir a profundidade ideal, é através da contratação de uma empresa experiente e que ofereça o projeto completo de perfuração, como as soluções inteligentes da AVS.

Agora, se você quer entender mais sobre a profundidade do poço artesiano, acompanhe os detalhes que separamos neste conteúdo.

Navegue e saiba mais sobre a profundidade de um poço artesiano

Qual o primeiro passo para decidir a profundidade de um poço artesiano?

Primeiro, vale reforçar que todo o projeto deve ser liderado por uma empresa especializada. Ela fará uma avaliação do local para ter certeza que a instalação pode ser realizada.

Uma pesquisa de geologia, hidrogeologia e reconhecimento para identificar se existe água a ser extraída é necessário. Esses são dados importantes para criar o projeto de perfuração, determinar o método usado e quais os equipamentos necessários para a instalação.

Por fim, todo esse processo é fundamental para que a empresa possa definir pela profundidade de um poço artesiano.

O que é a vazão de um poço artesiano?

A vazão de um poço significa a capacidade que ele tem de extração de água por um determinado período, normalmente 24 horas. Ela está relacionada ao interesse do proprietário, mas também depende das determinações dos órgãos reguladores.

Agora, é importante entender que as características do local influenciam no volume de água do poço artesiano. Outros pontos também são essenciais e impactam diretamente no resultado, tais como: comprimento e diâmetro de filtros instalados, profundidade do poço, reservatório, etc.

Quer saber todos os detalhes sobre o assunto? Confira o conteúdo completo sobre teste de vazão de um poço artesiano.

A importância do teste de vazão

O teste de vazão é um procedimento realizado durante 24h, no qual uma bomba é instalada no fundo do poço para captar toda a água até o esgotamento, e depois analisar e calcular o tempo levado para a recuperação total do poço (nível estático).

Dessa forma, é possível determinar com exatidão o nível dinâmico de funcionamento do poço, ou seja, o nível de equilíbrio de captação da vazão máxima sem o esgotamento do poço, e também o padrão hidrôdinâmico do poço, indicando assim o ponto exato de instalação da bomba.

Outro ponto fundamental é o laudo gerado, já que é importante para a solicitar um aumento no volume de outorga ou respaldar o volume solicitado durante a regularização do poço artesiano. Assim, outorgas e licenciamentos são liberados pelas autoridades.

Qual a profundidade de um poço artesiano?

No estado de São Paulo a profundidade de um poço artesiano normalmente varia de 60 a 600 metros, ocasionalmente existindo perfurações maiores. Entretanto, alguns fatores influenciam totalmente na decisão da empresa contratada, em específico, dois deles. Confira quais são!

Necessidade do cliente

Cada cliente tem objetivos diferentes e, com isso, uns necessitam de mais captação de água que outros. Afinal, um hotel utilizará muito mais água do que uma residência. Por isso, o primeiro passo é entender exatamente qual a expectativa do cliente em relação ao poço artesiano.

Características geológicas da região

Outro fator importante e que não pode ser deixado de lado é o estudo sobre as características  geológicas do local. Nessa etapa, é definido, por exemplo, quais os tipos de rochas que revestem as paredes do poço artesiano. Enquanto as rochas cristalinas resultam em profundidades imprevisíveis, as sedimentares costumam oferecer uma estrutura mais previsível, além de melhor vazão de água.

Como prever a profundidade de um poço artesiano?

É, sim, possível ter uma previsão de qual a profundidade de um poço artesiano, mas somente empresas capacitadas conseguirão realizar essa análise. Uma visita técnica ao local é necessária, que resultará em um estudo hidrogeológico e dos poços já perfurados na região.

Ainda assim, é importante ressaltar que a previsão geológica não é uma certeza, principalmente em regiões de rochas cristalinas pode haver grandes variações entre os veios de água.

Além disso, o estado e até a cidade podem influenciar em relação à profundidade do poço. Por exemplo, a leste de São Paulo é comum encontrar estruturas de 200 a 300 metros, já na região sul de Minas Gerais é normal poços perfurados entre 100 a 150 metros. Portanto, é interessante verificar com a empresa responsável qual a média de profundidade de um poço artesiano na localidade.

A profundidade de um poço artesiano varia por diferentes fatores, principalmente, objetivo do cliente e características geológicas

É fundamental que o cliente informe quais são os seus objetivos com a perfuração do poço artesiano e, assim, a empresa segue com os estudos geológicos que são fundamentais para definir a profundidade ideal.

Por isso, é importante contratar uma empresa especializada e experiente na área. Afinal, será dela a decisão que impactará no resultado do poço artesiano. Então, para que você não tenha que se preocupar com nenhum detalhe do projeto, é interessante contar com um parceiro completo. A AVS oferece soluções eficientes, desde a perfuração a entrega do poço artesiano em pleno funcionamento.

Conheça os benefícios que um poço artesiano pode lhe oferecer!

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre a profundidade de um poço artesiano

 

Qual a profundidade de um poço artesiano?

A profundidade de um poço artesiano varia de 60 a 2.000 metros. Entretanto, alguns fatores influenciam totalmente na decisão, em específico, dois deles: a necessidade do cliente e as características geológicas da região.

É possível prever a profundidade de um poço artesiano?

É, sim, possível ter uma estimativa de qual será a profundidade de um poço artesiano, mas somente empresas capacitadas conseguirão realizar essa análise. Uma visita técnica ao local é necessária, que resultará em um estudo hidrogeológico e dos poços já perfurados na região.