Skip to main content

Optar por investir na perfuração e instalação de um poço artesiano é uma decisão inteligente porque oferece diversos benefícios. Uma das principais vantagens é poder contar com o abastecimento de água de origem de reservatórios subterrâneos e que possui qualidade superior.

No entanto, depois de ser perfurado e instalado, o poço artesiano requer manutenção periódica para que possa continuar operando de forma eficiente e entregando água de qualidade pelo máximo de tempo possível.

Uma das etapas fundamentais de manutenção de um poço artesiano é a limpeza de seus equipamentos e de sua estrutura física. Neste artigo, você aprenderá sobre a importância, o modo de realização e a frequência ideal da limpeza de um poço artesiano.

Leia o artigo na íntegra para ficar por dentro dessa fase essencial de manutenção dos poços artesianos.

Navegue e entenda melhor o processo de limpeza de poços artesianos:

Qual a importância da limpeza de um poço artesiano?

O processo de limpeza regular de um poço artesiano é de extrema importância porque ajuda a conservar a integridade da estrutura física do poço.

A limpeza objetiva retirar possíveis materiais que se acumulam nas paredes e no fundo do poço, bem como em seus equipamentos de bombeamento de água. Dessa forma, evitam-se casos de incrustações e outros danos potenciais.

Além disso, a limpeza impacta diretamente na obtenção do principal objetivo de um poço artesiano: a extração de água potável inodora, incolor e insípida.

Fora o acúmulo de resíduos dentro do poço artesiano, a ausência de limpeza também pode resultar em ferrugem na tubulação, na obstrução da bomba e no desgaste de outros equipamentos instalados.

Confira nosso conteúdo completo sobre bomba de água submersa!

Com que frequência deve ser realizada a limpeza de um poço artesiano?

A periodicidade do processo de limpeza depende de fatores como o tempo de operação e o nível de preservação da estrutura e dos equipamentos do poço artesiano.

Em geral, recomenda-se que um poço artesiano seja higienizado de uma a duas vezes por ano de funcionamento da estrutura.

Poços artesianos muito antigos e, por consequência, em operação há mais tempo podem exigir limpeza com uma frequência maior.

Os poços instalados em solo sedimentar e que fazem uso de filtros e pré-filtros também requerem um intervalo menor entre as manutenções de higienização devido à quantidade de impurezas acumuladas.

utilizacao de recursos hidricos

Como é feita a limpeza de um poço artesiano?

Como vimos, o processo de limpeza depende de questões como o estado de conservação e o tempo de funcionamento do poço artesiano.

Um poço artesiano recém perfurado tem necessidade de higienização diferente da necessidade de um poço que passará por manutenção de limpeza para prevenção de problemas ou correção de questões com grau de severidade maior.

Após a perfuração, por exemplo, verifica-se grande quantidade de resíduos no encanamento responsável pelo transporte da água extraída pelo poço artesiano.

um poço em operação há mais tempo pode apresentar outras questões para o processo de limpeza relacionadas ao desgaste dos aparelhos de bombeamento e partículas acumuladas ao longo do tempo nas paredes e no fundo da estrutura.

Etapas gerais da limpeza de um poço artesiano

Em geral, o primeiro passo é a retirada do conjunto de bombeamento do poço para verificação e higienização. Então, utiliza-se um compressor de ar para realizar o bombeamento ou circulação interna dentro do poço. Nessa etapa inicial, as partículas mais grossas de impurezas são retiradas.

Após isso, é realizado o processo de recirculação dos produtos aplicados dentro da estrutura física do poço artesiano para, dessa vez, remover os resíduos menores que escaparam da primeira circulação. Depois do processo de recirculação, a água contendo as impurezas e os produtos utilizados é descartada.

Em seguida, o poço artesiano passa por um processo de desinfecção em que, geralmente, é usado hipoclorito de sódio ou o HEXA T. Depois disso, é feito um novo bombeamento para a remoção dos produtos utilizados durante a desinfecção do poço artesiano.

Por fim, após ter sido higienizado e checado, o equipamento de bombeamento é reinstalado no poço artesiano.

Quais produtos são usados na limpeza de um poço artesiano?

Para determinar o tipo de produto a ser utilizado na limpeza de um poço artesiano, é importante contar com o serviço de uma equipe especializada que fará a avaliação técnica da estrutura física para identificar o produto que melhor se ajuste às características e condições do poço, bem como a composição físico-química e bacteriológica da água.

Em geral, a lista dos produtos mais utilizados para a limpeza de poços artesianos inclui:

  • Desincrustantes à base de polifosfatos ou ácidos orgânicos;
  • Hipoclorito de sódio ou cálcio;
  • Dióxido de hidrogênio.

Além disso, a escolha do tipo de produto usado na limpeza de um poço artesiano deve levar em consideração outras questões como, por exemplo, o teor de ferro e cálcio presente na água.

Em tempos de preocupação global com a questão ambiental e com a sustentabilidade, cabe salientar também que é recomendado, sempre que possível, o uso de produtos biodegradáveis como, por exemplo, o HEXA T (um tipo de sabão biodegradável).

Limpeza de poços artesianos sem produtos químicos

Existem casos em que não é necessário fazer uso de produtos químicos para realizar a higienização dos equipamentos e da estrutura do poço artesiano.

Quando o objetivo da limpeza é a remoção de resíduos sólidos, como pó de pedra, acumulados nos canos de novas perfurações ou no equipamento de filtragem, basta que seja realizada a chamada limpeza mecânica, isto é, sem a utilização de produtos químicos.

Nesse procedimento, o uso do ar comprimido sob alta pressão é o suficiente para desobstruir a tubulação e liberar o fluxo de água potável bombeada pelo poço artesiano. Atenção: o uso de compressores elétricos não é suficiente para este tipo de trabalho, devendo ser utilizado os compressores estacionários movidos à diesel, com motores de alta potência, chegando a 450cv e 30kgf/cm².

Neste post, você aprendeu mais sobre como a manutenção da limpeza é importante para a eficiência do funcionamento e para a qualidade da água extraída por um poço artesiano.

A falta de higienização periódica pode comprometer o bom funcionamento dos equipamentos de bombeamento porque os resíduos acumulados reduzem e podem até interromper o volume de vazão da água devido a entupimentos da tubulação ou das regiões produtoras de água.

Além disso, realizar a limpeza como etapa da manutenção preventiva ou corretiva assegura a extração de água com qualidade superior e um tempo maior de vida útil da estrutura e equipamentos instalados juntamente com o poço artesiano.

Realize a manutenção da limpeza de seu poço artesiano com a máxima competência, qualidade e segurança! Conheça e use o serviço especializado da AVS!

Quer falar com um de nossos especialistas?

A AVS Poços Artesianos atua no mercado há mais de uma década e é especialista em perfurações, manutenção e regularização de poços de alto desempenho. Entre em contato com a AVS!

Gostou desse texto? Compartilhe o conteúdo com quem possa se interessar pelo assunto!

Dúvidas Frequentes sobre a Limpeza de Poços Artesianos

Por que realizar a limpeza de um poço artesiano?

Os poços artesianos devem ser limpos para garantir a conservação de sua estrutura e equipamentos e preservar a qualidade da água potável extraída.

Com que frequência deve ser realizada a limpeza de um poço artesiano?

A frequência de limpeza de um poço artesiano varia conforme fatores como, por exemplo, o seu tempo de operação. Em geral, recomenda-se que um poço artesiano passe por manutenção de limpeza de uma a duas vezes por ano.

Como é feita a limpeza de um poço artesiano?

A limpeza de um poço artesiano é feita com o uso de produtos e equipamentos específicos, como compressores de ar, que removem resíduos e outras partículas de suas paredes e fundo, além de higienizar equipamentos como bombas, filtros e tubulações.