Skip to main content

Um poço artesiano oferece vantagens como, por exemplo, não depender de concessionárias para o abastecimento de água, a redução dos custos, a alta durabilidade de sua estrutura física, além da qualidade superior da água proveniente de reservatórios subterrâneos.

É preciso, porém, dar atenção à manutenção para assegurar a utilização da capacidade máxima do poço artesiano conforme as necessidades de consumo de água. Além disso, a manutenção periódica também possibilita o prolongamento do período de vida útil do poço.

Um dos exemplos de instrumentos de manutenção da produtividade de um poço artesiano é o teste de vazão. Neste artigo, aprenderemos o que é, para que serve e de que forma é realizado um teste de vazão de um poço artesiano.

Leia o texto completo para entender o que é, para que serve e como é feito o teste de vazão de um poço artesiano.

Navegue e aprenda mais sobre o teste de vazão de poços artesianos:

O que é a vazão de um poço artesiano?

 

A vazão corresponde à capacidade que um poço artesiano tem de extrair água durante um determinado período que pode ser categorizado em minutos, horas, dias etc.

Em geral, a unidade de medida utilizada para expressar a vazão é a de metros cúbicos por hora, ou m³/h. Assim, dizer que um poço artesiano tem vazão de 1m³/h significa que ele tem capacidade de fornecer mil litros de água por hora (após realizada a conversão de m³/h para l/h).

Existe uma vazão ideal para um poço artesiano?

A resposta para essa pergunta dependerá do objetivo traçado para o poço artesiano. O nível de consumo de água da casa de uma família é diferente da exigência de abastecimento de água de uma grande propriedade rural que precisa irrigar plantações ou de um empreendimento empresarial, como um hotel, por exemplo.

É importante salientar, entretanto, que o perfil hidrogeológico da região onde o poço artesiano está localizado, a quantidade de outros poços instalados no local e o comprimento e diâmetro de filtros que podem ter sido eventualmente instalados no sistema de bombeamento são exemplos de fatores que podem influenciar o volume de água extraído por um poço artesiano.

O que é um teste de vazão?

 

O teste de vazão, também conhecido como teste de bombeamento ou teste de produção, é uma etapa de manutenção e um método de monitoramento e dimensionamento da capacidade que um poço artesiano tem de bombear água durante um determinado intervalo de tempo.

Qual a importância de um teste de vazão?

 

Ao dimensionar o potencial de extração de água do poço artesiano, o teste de vazão evita que o poço tenha um desempenho inferior à capacidade máxima e que deixe de suprir as necessidades de consumo horário, diário, semanal etc.

O poço artesiano é recuperado e equalizado caso o teste de vazão identifique alguma discrepância entre os objetivos do projeto inicial e a produção de água para satisfazer as necessidades de abastecimento do cliente.

Além disso, o laudo do teste de vazão é um item relevante para que outorgas e licenciamentos de poços artesianos sejam preparados e liberados pelas autoridades competentes.

Quando fazer um teste de vazão?

 

O teste de vazão pode ser realizado como uma etapa de manutenção preventiva ou corretiva do funcionamento de um poço artesiano.

Por isso, não é necessário esperar que o poço apresente algum tipo de alteração em relação, por exemplo, ao nível de água extraída. A manutenção preventiva pode auxiliar na redução dos custos com problemas que podem se agravar ao longo do tempo quando não identificados e corrigidos precocemente.

Além de ser usado para identificar a queda da vazão da água fornecida, o teste também pode ser feito em poços recentemente perfurados para determinar não só o nível de produção, mas também questões como o sistema ideal de bombeamento a ser instalado no poço artesiano.

Como vimos, o teste de vazão também é essencial no momento da solicitação da outorga e licenciamento de uso de um poço artesiano.

Poços que foram ou serão reativados, após um determinado período de desativação ou abandono, também podem passar pelo teste de vazão para verificação dos dados hidrodinâmicos.

Como é feito o teste de vazão de um poço artesiano?

 

O teste de vazão é realizado durante um determinado intervalo de tempo que, em geral, é de no mínimo 24 horas. Durante esse período, o poço artesiano bombeará água continuamente.

Enquanto o poço realiza a extração de água, são realizadas medições e dados são coletados por meio de equipamentos específicos como, por exemplo, bombas submersas, hidrômetro, medidor de nível com transdutor de pressão, medidor elétrico de nível, etc.

Além de registrar a capacidade de produção do poço artesiano, o teste de vazão também pode fornecer informações sobre o rebaixamento do nível, detalhes hidrodinâmicos e outras características específicas do poço artesiano analisado.

O teste de vazão também pode ser realizado de forma escalonada. Nessa modalidade, a vazão da água pode variar entre 25% e a vazão máxima do poço artesiano. Dessa forma, é possível obter os padrões hidrodinâmicos e a vazão real do poço.

Após o fim do período de bombeamento de água para o teste de vazão, também podem ser verificados dados referentes à capacidade de recuperação do poço artesiano.

Entendeu o que é o teste de vazão e qual a sua importância?

 

Independentemente de serem instalados em uma casa, chácara, sítio, hotel ou outro tipo de negócio, é fundamental que os poços artesianos passem por serviços de manutenção preventiva e corretiva para garantir as vantagens e benefícios que eles oferecem com a máxima capacidade e pelo maior tempo possível.

Para realizar o teste de vazão de seu poço artesiano com o máximo de segurança e confiabilidade nos resultados, conte com o serviço especializado da AVS!

Fale com um de nossos especialistas

Presente no mercado há mais de 10 anos, a AVS Poços Artesianos é especializada em perfurações, manutenção e regularização de poços de alto desempenho.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe o link com quem possa se interessar pelo tema!

Dúvidas Frequentes sobre o Teste de Vazão

O que é um teste de vazão?

O teste de vazão é um instrumento de manutenção que mede a capacidade de bombeamento de água de um poço artesiano durante um determinado intervalo de tempo (minutos, horas, dias etc.).

Qual a importância de um teste de vazão?

Além de garantir que o poço artesiano forneça água em sua capacidade máxima e tenha um período de vida útil maior, o laudo do teste de vazão é fundamental para que as autoridades responsáveis aprovem outorgas e licenciamentos de poços artesianos.

Como é medida a vazão de um poço artesiano?

Com a assistência de uma equipe de profissionais especializados e equipamentos específicos, como bombas submersas e medidores, é realizado o bombeamento de água do poço artesiano durante um determinado intervalo de tempo. Durante esse período, diferentes tipos de dados são coletados em relação à capacidade de extração de água do poço artesiano.