Skip to main content

Grandes indústrias, hotéis, condomínios e outros empreendimentos sabem da importância do abastecimento de água independente para evitar qualquer falha no fornecimento. Para isso, o poço artesiano é uma excelente opção.

Mesmo com vários benefícios, ele também traz alguns riscos e responsabilidades durante a sua construção. A questão geológica do ambiente e o investimento inicial, por exemplo, são alguns deles.

O modelo de contrato Build, Operate and Transfer (Construir, Operar e Transferir), que também é chamada de BOT, é uma solução para os clientes que querem a perfuração do poço artesiano, mas sem assumir os investimentos iniciais e nem os riscos. Afinal, a empresa responsável pelo projeto utiliza dos próprios recursos para a construção (Build) e a operação (Operate) de todas as etapas. No fim do contrato, ela transfere (Transfer) para o cliente toda a planta.

Agora, é o momento de conhecer mais sobre o contrato BOT, como funciona e quais são as vantagens. Então, confira o que separamos.

Navegue e saiba mais sobre as vantagens do contrato BOT

O que é e como funciona o modelo BOT?

Procurando por soluções para minimizar os riscos no abastecimento de água, as empresas recorrem para a construção de poços artesianos que oferecem água de qualidade de forma independente. Entretanto, muitas empresas não querem investir sem ter a certeza de que aquele local não está seco ou com baixa vazão, por exemplo.

Para isso, o contrato BOT é uma ótima opção. Ele permite trazer uma empresa capacitada para assumir todos os riscos e as responsabilidades em relação ao resultado da perfuração do poço, inclusive as partes burocráticas. Com isso, grandes indústrias e outros empreendimentos garantem o seu abastecimento de água de forma muito mais segura.

A contratação funciona da seguinte forma: a empresa especializada é contratada e assume toda a operação e os riscos que a envolvem, inclusive financeiro, durante o período estipulado no contrato. Ao longo do contrato, é garantida a quantidade e a qualidade da água conforme exigências do cliente. Assim, o cliente fica livre de qualquer responsabilidade no decorrer da construção do poço artesiano.

Ao fim do contrato, a empresa responsável transfere a planta para o contratante sem nenhum tipo de ônus.

Vale ressaltar que o cliente apenas paga o valor pré-estabelecido por metro cúbico (m³) de água recebido, ou seja, pelo volume do líquido.

Por exemplo: Uma grande propriedade rural contrata uma empresa para o projeto de poço artesiano. Pelo seu tamanho, ela precisa de um poço com boa capacidade de extração de água, ou seja, uma boa vazão. Entretanto, ao fim da perfuração, é constatado que aquele local não tem potencial. Então, um novo ponto deverá ser encontrado. Independente do resultado, todo investimento é de responsabilidade do cliente. Agora, caso ele optasse pelo contrato BOT, isso não aconteceria.

Confira o nosso conteúdo completo sobre vazão de poço artesiano!

A empresa contratada fica com 100% do risco. Ou seja, no exemplo acima, o cliente não teria prejuízo algum. Afinal, no modelo BOT, o único custo do cliente é pela quantidade de água recebida.

As vantagens do contrato BOT

O contrato BOT oferece diversas vantagens para indústrias, grandes empresas, hotéis e condomínios, já que eles não assumem nenhum tipo de risco caso, por exemplo, o poço esteja seco. Para analisar melhor se esse é o modelo ideal para você, separamos os benefícios para as empresas que optarem por essa contratação.

  • Investimento inicial zero
  • Segurança em todo projeto
  • Legalização do poço sem custos
  • Qualidade na entrega do serviço
  • Transferência de projeto sem nenhum custo

Nada de investimento inicial

Todo o processo de perfuração do poço artesiano e as etapas que envolvem documentações precisam de um investimento inicial para dar início ao projeto.

A partir do contrato BOT, o cliente não tem responsabilidade financeira em nenhuma etapa referente à construção, apenas no que foi estabelecido no contrato sobre o volume de água recebido após a perfuração.

Segurança

O cliente fica isento de problemas que ocorram durante a construção, seja na questão financeira, burocrática, ambiental ou qualquer outra. Ou seja, a contratada assume absolutamente todos os riscos e as responsabilidades. Afinal, não envolve apenas a perfuração, mas todas as diferentes etapas importantes para a finalização do projeto.

Agora, é importante ressaltar que, mesmo com toda a segurança que o contrato BOT oferece, é fundamental a escolha por uma empresa especializada que seja séria e saiba exatamente o que está fazendo. Dessa forma, ela trabalhará de acordo com as normas, já que não vai querer nenhum tipo de prejuízo, e em prol do seu cliente, entregando maior qualidade e resolvendo o problema.

Legalização

A legalização do poço artesiano é fundamental para que o cliente não pague multa e que não tenha seu poço interditado. Não é um procedimento simples e nem gratuito, mas, no contrato BOT, a empresa especializada estará à frente de todo o processo. Ou seja, é mais uma etapa que o cliente não terá que se preocupar.

Qualidade

A qualidade da entrega é assegurada em contrato e a empresa especializada seguirá à risca o que foi estabelecido. Afinal, toda a execução é feita por ela, além de todo o investimento financeiro.

O cliente paga por volume de água recebido, mas isso só acontece quando a empresa contratada realmente entrega um serviço de qualidade como foi combinado. Ou seja, essa é mais uma vantagem do contrato BOT.

Transferência com custo zero

Ao fim do contrato, a empresa especializada realiza a transferência da planta para o cliente sem nenhum tipo de custo. Ou seja, a contratada não terá mais responsabilidades sob o projeto.

Caso o cliente ainda não se sinta pronto para assumir a partir do encerramento de contrato, ele pode verificar a possibilidade de renovação.

Quer saber mais sobre as vantagens do contrato BOT? A AVS pode ajudar você!

Agora você já conhece algumas das vantagens do contrato BOT e como ele pode ser fundamental para o abastecimento de água em grandes indústrias e empresas. Afinal, muitos não podem arcar com todos os custos da instalação ou não se sentem seguros em assumir responsabilidades e investimentos iniciais.

Além disso, mostramos exatamente como funciona esse modelo de contratação e como ele traz mais segurança aos clientes. Reforçamos também a importância de escolher uma empresa especializada de qualidade que entregará exatamente o que foi combinado sem nenhum problema.

A AVS pode ser a solução que você procura para a perfuração do poço artesiano e todas as outras etapas pré-estabelecidas no contrato BOT. São mais de 10 anos de experiência com uma entrega de excelência para todos os seus clientes.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Entre em contato com a AVS Poços Artesianos e saiba mais sobre os serviços especializados que prestamos há mais de 10 anos!

Gostou deste artigo? Compartilhe o link com quem se interessa pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre o contrato BOT

Como funciona o contrato BOT?

A empresa especializada é contratada e assume toda a operação e os riscos que a envolvem durante o período estipulado no contrato. Com isso, o cliente fica livre de qualquer responsabilidade no decorrer do projeto de construção do poço artesiano.

Ao fim do contrato, a empresa transfere a planta para o contratante sem nenhum tipo de ônus. Vale ressaltar que a empresa contratante paga um valor pré-estabelecido por metro cúbico (m³) de água recebido.

Quais são as vantagens do contrato BOT?

O contrato BOT oferece diversas vantagens para o cliente, já que ele não assume nenhum tipo de risco e responsabilidade. Algumas delas são: segurança, investimento inicial zero, legalização sem custos, qualidade na entrega e transferência de planta.