Case de sucesso

Almanara

Como a agilidade na aplicação de medidas corretivas evitou danos à reputação e à saúde financeira do Almanara?

O Almanara iniciou a sua trajetória como um restaurante na Rua 25 de Março em São Paulo, em 1950. Naquela época, a gastronomia árabe era desconhecida pelos brasileiros, então o quibe e a esfirra não faziam parte do dia a dia como atualmente, em que são encontrados facilmente nos estabelecimentos e casas.

Depois do sucesso na região do centro, outras unidades abriram as portas no estado, desde uma localizada no Shopping JK até na rua Oscar Freire, contribuindo para que a marca se torne uma referência na culinária árabe em São Paulo.

Além das lojas físicas, as receitas originais das famílias libanesas ganharam nova forma: uma linha de congelados. Agora, é possível saborear as delícias árabes sem precisar sair de casa.

Para conseguir atender ao aumento de demanda gerada nas vendas dos restaurantes, empórios, mercados premium e do site, a produção dos alimentos congelados ficou concentrada em uma fábrica com sistema alternativo de abastecimento da planta industrial para possibilitar a redução dos custos e impactos operacionais.

Quais eram os desafios enfrentados pela Almanara?

almanara

Por atuar com a produção de alimentos, a qualidade e potabilidade da água é essencial para o processo de preparação da Almanara. 

A AVS foi escolhida para executar este controle, sendo responsável pela coleta e a análise mensal da água e também pela manutenção do poço artesiano.

Com isso, a Almanara e a AVS garantem:

  • Saúde dos clientes;
  • Qualidade dos alimentos e dos sabores da culinária árabe; 
  • Saúde financeira do estabelecimento, evitando prejuízos financeiros como multas e o fechamento do local pela vigilância sanitária. 

O problema da Almanara foi identificado em uma das análises de rotina através dos indícios de aumento dos parâmetros de ferro e fluoreto, além da turbidez na água do poço. 

Como o excesso de ferro pode ser tóxico e desencadear desde doenças leves a danos irreversíveis no coração, pâncreas e fígado, a situação era perigosa e delicada. Por isso, foi extremamente importante tratar o problema da Almanara com muita seriedade e agilidade.

Como a AVS conseguiu solucionar o problema?

O primeiro passo foi coletar uma amostra para verificar as alterações de parâmetro. Após a confirmação, a equipe técnica da AVS planejou uma solução rápida, propondo imediatamente a instalação de um filtro externo composto por materiais filtrantes específicos para o fluoreto, além da limpeza química no poço visando a redução dos níveis de ferro presentes na água. 

Durante a manutenção, constatou-se a presença de ferrobacterias e a formação de biofilme ferroso nos tubos edutores galvanizados. Então, a tubulação foi trocada por tubos em uPVC (material inerte) para prevenir uma nova alteração nos parâmetros.

Assim, as soluções da AVS para os problemas decorrentes do excesso de fluoreto e do ferro mostraram-se altamente eficientes e imediatas. Todos os parâmetros retornaram a normalidade, com resultados visíveis já na coleta seguinte ao da identificação do problema. Além disso, o poço não apresentou novas alterações. 

Com rapidez e precisão, a AVS conseguiu garantir a qualidade da água e a continuidade do abastecimento para a produção alimentícia da Almanara.

forma

Resultados do Projeto

Com rapidez e precisão, a AVS conseguiu garantir a qualidade da água e a continuidade do abastecimento para a produção alimentícia do Almanara.

2 1

Qualidade da água

Todos os parâmetros retornaram a normalidade, com resultados visíveis já na coleta seguinte ao da identificação do problema.

1 1

Solução definitiva

O poço não apresentou novas alterações.

4

Sem danos

A solução rápida garantiu a saúde dos clientes, qualidade dos alimentos e saúde financeira do estabelecimento, tendo evitado prejuízos financeiros como multas e o fechamento do local pela vigilância sanitária.